Caroline Barrueco

mais aqui: http://noosfera.com.br

Vídeo de 1964 onde Arthur C. Clarke antecipa o surgimento da Internet

"Os autores de ficção científica são responsáveis por preparar as pessoas para que elas aceitem o futuro sem dor, encorajando, assim, a flexibilidade das mentes." (Arthur C. Clarke)


Além do autor de 2001 – Uma Odisséia no Espaço, Arthur C. Clarke, foi um futurólogo engajado em expandir as mentes da época em que viveu.

Em um tempo em que a ideia da internet como a conhecemos era inconcebível para a maioria das pessoas, Clarke, que era grande fã da comunicação por satélite, percebeu o que essa nova tecnologia poderia chegar a fazer para as relações interpessoais. Descrevendo uma realidade muito próxima da nossa.

No vídeo Clarke apresenta uma previsão certeira do que seria a internet e o impacto que teria em nossas vidas.

arthur2.gif

Apesar do telefone já ter sido inventado na época do vídeo, para utilizá-lo era necessário saber o número exato do receptor e sua localização era sempre fixa, então a previsão de que poderíamos estar em contato instantâneo uns com os outros foi visionária, principalmente por antecipar uma tecnologia sem precedentes na época.

Mas como o próprio Clarke explica, falar sobre o futuro será sempre uma tarefa ingrata, porque toda a previsão que parecer plausível, com o passar do tempo se mostrará antiquada, e ideias que de fato se tornaram realidade, provavelmente soavam completamente absurdas no passado.

A única coisa que podemos ter certeza sobre o futuro é que ele será absolutamente fantástico. Então se o que eu vou dizer agora parecer sensato, então eu falhei completamente. Somente se o que eu contar parecer absolutamente inacreditável, eu terei alguma chance de ter visualizado o futuro como ele de fato irá acontecer.

Uma das consequëncias dessa forma de comunicação a distância, seria, segundo Clarke, o desaparecimento das cidades como pontos de encontro e de convivência.

arthur c clarke

arthur c clarke

Ainda não estamos lá, mas graças tembém à diminuição de parques e áreas verdes de convivência comum nas cidades grandes, pode ser que logo cheguemos ao ponto em que todo o encontro entre pessoas acontecerá através da internet.

Esse extrato foi retirado do episódio The Knowledge Explosion da série BBC – Horizon, que pode ser assistido na íntegra aqui:


Caroline Barrueco

mais aqui: http://noosfera.com.br.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/tecnologia// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Caroline Barrueco