À boleia da ideia

Em lugares escondidos encontram-se ideias imprevistas

Sofia Pires Lopes

Se tivesse um cêntimo por cada ideia, como levaria todas as moedas para o banco? Com sorte, algumas serão boas e é a essas que peço boleia

  • atlantida_a_boleia_da_ideia.jpg
    A misteriosa pirâmide submersa

    Atlântida: ilha mítica, descrita por Platão no diálogo Timeu, em 360 AC. Cidade tecnológica e mentalmente avançada para o seu tempo, habitada por pessoas extremamente inteligentes, cuja veracidade se desconhece. E se a lenda da cidade circular fosse realidade? Esta suposta pirâmide vem acordar antigas conjecturas e lançar novas dúvidas. (Com vídeo)

  • new-world-order-illuminati.jpg
    A música e os Illuminati

    Nova Ordem Mundial, Illuminati, uma indústria musical dominada por pessoas que sabem muito mais do que o que dizem, que o mostram através de gestos e imagética nos seus vídeos e concertos. Assim nasce uma teoria da conspiração que toma contornos de alguma grandeza, com comentários que inundam o Facebook, o Instagram e vídeos do YouTube de vários músicos de renome. Lady Gaga, Rihanna ou 30 Seconds to Mars são alguns dos visados.

  • heaven_and_hell_by_ineedchemicalx-d5jih2k.jpg
    Esta vida mata-me

    Medo e religião, respeito, liberdade ou até felicidade. São estes alguns dos termos indissociáveis do tema da morte, essa certeza maior que todos carregamos connosco desde o momento da fecundação. Não há dúvida: viver mata.

  • a_boleia_da_ideia_oscar_cinderela.jpg
    Mas está tudo louco?

    A Síndrome de Paris afecta maioritariamente japoneses, o Batman sofre de, pelo menos, cinco doenças mentais e há uma mão-cheia de problemas psiquiátricos que foram inspirados em personagens da Disney. Reunimos algumas doenças psiquiátricas (e algumas que não são ainda reconhecidas como tal) que deve conhecer.

  • livro_prosopagnosia_aboleiadaideia.jpg
    Prazer em (não) conhecê-lo

    Um estranho chama-o e acena do outro lado da rua, mas não o reconhece. No trabalho, uma colega nova sorri entusiasticamente e pergunta pormenores do seu fim-de-semana. Parece-lhe o princípio de um filme de ficção científica? Não para dois por cento da população mundial, que sofre de prosopagnosia, uma condição também conhecida por cegueira facial.

  • psicomanteum_a_boleia_da_ideia.jpg
    Psicomanteum, o além do espelho

    Nos filmes de terror, os espelhos mostram muitas vezes aquilo que não se quer ver. Se, como nós, se agarra à cadeira sempre que um surge no ecrã, continue a ler e conheça o psicomanteum, uma sala com ligação directa ao Além.

  • duche_DR.jpg
    Não se molhe – sinta a chuva!

    Em 24 horas, quantos minutos diários tira para si? Não tantos quantos gostaria, confesse. Se trocava um mês sem TV por uns dias de descanso, ou se está à beira de um ataque de nervos, relaxe: apresentamos 10 formas simples de sair da rotina, enriquecer o seu dia-a-dia e mimar-se. Implemente-as antes que chegue 2013!

  • freud_a_boleia_da_ideia.jpg
    O nome em que habito

    No meu café preferido pedem-me o nome para identificar a bebida. Chamam por ele assim que estiver pronta. Porque não digo que me chamo Maria e vivo a vertigem de me sentir outra pessoa por meia hora? Porque o meu nome – o nosso nome – é parte intrínseca de nós.

  • odilia.jpg
    E se Oprah se chamasse Odília?

    Odília Maria, 80 anos, de Olhão, reformada, vive em Campo de Ourique há mais de 40. Oprah Winfrey, 58 anos, natural do Mississipi, Estados Unidos da América, é dona de uma cadeia televisiva. Ambas têm algo em comum, embora não se veja à primeira, nem à segunda vista: ambas sabem (e bem) como poupar.

  • curiosidade_a_boleia_da_ideia.jpg
    Gatimónias (ou Maldita Curiosidade)

    Se não morrer de curiosidade, morrerei da cura! É que todos sabemos que a curiosidade não matou o gato. Nada disso. Só lhe deu uma leve paulada e ele, assustado, deixou-se morrer.

  • bíblia.jpg
    Prometheus procura Criador (e nós também)

    Prometheus leva-nos ao futuro, convida-nos a conhecer mitologias do passado e ainda recoloca uma velha questão na mente de quem assiste ao filme: quem é, afinal, o nosso Criador? Acredite ou não, muitos cientistas pensam que somos filhos de seres extraterrestres, tal como se afirma no filme de Ridley Scott.

  • teoria_alivio_lanchongzi.jpg
    5 teorias que o vão deixar feliz

    Nem todas as teorias são conspiratórias – há algumas que podem ajudar-nos a ver a vida de outra forma. Não acredita? Conheça 5 teorias que vão convencê-lo de que até as mais pequenas coisas o podem deixar feliz: mexericos, quedas aparatosas, universos paralelos, gatos e até plataformas vibratórias. Qual delas é a sua preferida?

  • em_tudo_maus_vizinhos_2.jpg
    Crónica | Em tudo maus vizinhos

    Vizinhos – ou se odeia, ou se adora o que nos calhou em sorte. Os meus fazem questão de ser uns queridos fora do prédio, mas assim que se ouvem as chaves na porta, silêncio!, que a experiência traumática vai começar. Será que vão martelar, gritar, chorar, bater com os tacões no soalho flutuante, deixar cair ao chão objectos impossíveis de identificar? É uma questão de esperar uns segundos e perceber qual o estado de espírito dos recém-chegados moradores.

  • budismo.jpg
    Os deuses devem estar moucos

    BIIIIIP. “Alô, Deus? Daqui é a Sofia. Não atendes...? OK, já percebi que não estás por aí. Sabes como odeio deixar mensagem... Oh, que tolice, claro que sabes. Queria pedir-te uma coisinha rápida. Podes ligar-me quando ouvires isto? Fico à espera. Até já!”.

  • Parkes_Michael-Desert_Dream.jpg
    O sítio para onde vou quando fecho os olhos

    “Fecha os olhos e imagina-te num sítio seguro”, disse-me ela. Durante um minuto revi mentalmente onde já estive à procura de um lugar onde quisesse ficar. “Já lá estás? Então foca-te nesse local, fecha os olhos e dorme.” A partir do lugar para onde me transporte posso fazer tudo, posso começar a sonhar.