À boleia da ideia

Em lugares escondidos encontram-se ideias imprevistas

Sofia Pires Lopes

Se tivesse um cêntimo por cada ideia, como levaria todas as moedas para o banco? Com sorte, algumas serão boas e é a essas que peço boleia

A música e os Illuminati

Nova Ordem Mundial, Illuminati, uma indústria musical dominada por pessoas que sabem muito mais do que o que dizem, que o mostram através de gestos e imagética nos seus vídeos e concertos. Assim nasce uma teoria da conspiração que toma contornos de alguma grandeza, com comentários que inundam o Facebook, o Instagram e vídeos do YouTube de vários músicos de renome. Lady Gaga, Rihanna ou 30 Seconds to Mars são alguns dos visados.


new-world-order-illuminati.jpg

Há 14 anos o escritor Dan Brown dava a conhecer o grupo Illuminati aos seus milhares de leitores espalhados pelo mundo, uma sociedade secreta de que pouco se sabia (e sabe) e, logo, sobre a qual muito se especula. No livro "Anjos e Demónios", o protagonista Robert Langdon vê-se a braços com ambigramas deixados pelos Illuminati numa conspiração que pretende erradicar o Vaticano, demonstrando a luta constante entre Ciência, defendida por esta sociedade, e a Religião. Aqueles que desconheciam a organização passaram a conhecê-la levemente, o que a move e os seus principais ideais. Vamos agora perceber como se poderão infiltrar estes ideais no mundo da música.

Símbolos que se repetem

diamante_illuminati.jpg

Este é o símbolo principal, o diamante dos Illuminati – que contém escritos os quatro elementos: terra, ar, fogo e água. Utilizado por grande parte de cantores e actores, está a alimentar a teoria da conspiração acerca da chamada Nova Ordem Mundial para o mundo de espectáculo. O gesto é amplamente feito e fotografado. Jaz-Z, Beyoncé, Rihanna, Lady Gaga e actores como Tom Cruise são apenas alguns dos artistas sem pudor em exibi-lo em videoclips, em concertos e em qualquer ocasião em que se encontrem paparazzis. O triângulo/losango é muitas vezes sobreposto a um dos olhos, criando-se assim o símbolo principal dos Illuminati, que consta até nas notas de 1 Dólar (veja o vídeo abaixo), o "Olho da Providência", ou "olho que tudo vê". É pose praticamente obrigatória para qualquer artista.

Jay-Z-.jpg

Mas existem ainda outros movimentos que levantam dúvidas acerca da veracidade destas teorias. O "triplo seis", ou 666, considerado o número da besta, é passado em imagens em todos os meios de comunicação. Para o comum observador trata-se apenas de um símbolo semelhante ao "OK" que tantas vezes utilizamos, mas, quantas mais é utilizado, maior é a especulação em torno dele.

lady_gaga.png

justin_timberlake.png

Quanto mais estas ideias são disseminadas, mais acusações são encontradas nos posts de Facebook dos artistas, nas fotos inseridas no Instagram e até nos próprios videoclips no YouTube. As redes sociais são palco de discussões entre crentes e não crentes nesta mudança, enquanto que os próprios artistas se excusam a tecer qualquer comentário acerca do assunto.

Agora que vai estar mais atento do que nunca, encontrará também objectos que se repetem em clips de rappers e cantores pop, como cobras, bastante dinheiro, a palavra "chuva" (ou "rain man") e , claro, muitas mulheres. Diz-se que estes artistas terão vendido a alma ao Diabo e estarão "iluminados" quanto ao caminho para o qual nos encaminhamos, controlado por uma sociedade de elite a nível mundial, que procurará controlar todas as nações ao derrubar Governos e ao erradicar qualquer religião ou crença. O mundo tornar-se-ia uniforme, seguindo uma ideologia, moeda e religião unas.

Ficou com vontade de saber mais sobre a suposta presença dos Illuminati na indústria musical? Aqui fica um outro vídeo que levanta mais pontas soltas.

Em que acredita?


Sofia Pires Lopes

Se tivesse um cêntimo por cada ideia, como levaria todas as moedas para o banco? Com sorte, algumas serão boas e é a essas que peço boleia.
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/musica// @destaque, @obvious //Sofia Pires Lopes