a entropia tende ao infinito.

O que seria a ordem sem o caos?

Luciano Leonel Mendes

Se você está há muito tempo sem sentir aquele frio na barriga, então você está fazendo alguma coisa de errado...

100 anos de ônibus! Um motivo para comemorar, pelo menos para os alemães...

Um domingo de sol de tardezinha na primavera. Dia ideal para aproveitar o “horário dourado” e tirar fotos de árvores brotando e flores coloridas, certo? Correto, a não ser que haja um desfile de ônibus antigos para chamar atenção. Coisas de alemães...


Flores e ônibus.jpeg

Domingo é sempre um dia gostoso. Se estiver frio e chuvoso, nada melhor do que um filme ou um livro depois de de um almoço mais tarde. Agora, domingo ensolarado na primavera, e depois de três meses de inverno frio, é simplesmente demais. É o dia perfeito para pegar a câmera e "ir à caça” das árvores e flores que estão florescendo. E por mais que haja tantas em tantos lugares, o verde e o colorido da flora nunca nos cansa. É possível passar o dia todo observando as mais diferentes formas e cores brotando aqui e ali.

Livro no campo.jpg Leitura num campo florido na tarde de um domingo de primavera. Há coisa melhor para se fazer?

Por do sol entre as árvores.jpg Por do sol por entre as árvores floridas. Não tem como deixar de notá-las. Será?

E não é que os alemães conseguem fazer algo para atrair nossa atenção para outra coisa? Que tal um desfile de ônibus antigos? Isso mesmo! Hoje foi a comemoração dos 100 do uso de ônibus no transporte público de Dresden, Alemanha, e a companhia de transporte fez um desfile com aproximadamente 40 veículos de diferentes épocas. Não é preciso dizer que todos os fotógrafos esqueceram as flores e focaram apenas os velhos “busões”.

Garant bus.jpg O Robur Garant 30k VW/B 18 e um clássico da segunda metade dos anos 50.

O modelo mais antigo do desfile data de 1929, que contou ainda com veículos híbridos modernos. Mas os ônibus que mais causaram comoção e nostalgia nas pessoas foram os saudosos “Ikarus” dos anos 60, 70 e 80. Dresden, capital da Saxônia, ficava na Alemanha Oriental. É óbvio que tudo vinha da antiga URSS e com os veículos do transporte público não era diferente. A Ikarus era uma empresa húngara, com sede em Budapeste, que fornecia ônibus para grande parte do império comunista. Embora as vendas de veículos tenham despencado na Alemanha após a reunificação, muitos ônibus continuaram em uso durante a primeira metade da década de 90.

Ikarus 66.jpg Ikarus 66. 11,4 metros de nostalgia.

Karasa.jpg Uma das primeiras tentativas de se obter um ônibus articulado.

Double_deck.jpg Os double decks famosos em Londres também andavam por terras germânicas...

O resultado disso é que muitas das pessoas estavam lá para reverem os ônibus que as levavam de um lado para o outro de Dresden. Os sorrisos e os aplausos delas quando viam seus ônibus preferidos era contagiante. Frases como: “Andar no trailer era sempre mais legal” ou “Eu só entrava se fosse para ir no andar de cima” proferidas por senhores e senhoras de 50 ou 60 anos sorrindo como crianças de fato chamam mais a atenção do que as flores.

satisfeitos.jpg A satisfação e a alegria das pessoas podem desviar nossa atenção das flores da primavera.

Afinal, sabe-se quando será possível apreciar essas belezas do transporte público e os sorrisos saudosos daqueles que tiveram suas vidas movidas por estas raridades. Quanto as flores, a primavera ainda não acabou e elas ainda estarão lá. Pelo menos por mais algum tempo.

flores_continuam.jpeg


Luciano Leonel Mendes

Se você está há muito tempo sem sentir aquele frio na barriga, então você está fazendo alguma coisa de errado....
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/recortes// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Luciano Leonel Mendes
Site Meter