a lente lenta

Acerca de Fotografia e de fotografias (ou seja, acerca de qualquer coisa..)

Júlio Assis Ribeiro

Fulano desfocado, despachado e de difuso sentido de humor. Adora falar de si na terceira pessoa e discorre sobre toda uma variedade de assuntos, como se percebesse de algum. Gosta de imagens, de histórias e de parêntesis, e deu-lhe agora para isto...

  • John van Voorst, O Professor Richard Owen e o Esqueleto de Dinornis giganteus, Inglaterra, 1879.jpg
    Da Fotografia e das cebolas

    Algumas fotografias são como as cebolas. Mas não nos fazem chorar...

  • Olivia Locher, Califórnia, da série Combati a lei, EUA, 2014.jpg
    Olivia Locher combateu a Lei

    Olivia Locher criou na sua série "I fought the Law", homónima duma famosa gravação da banda inglesa the clash, um conjunto de imagens que ilustram algumas das mais absurdas leis dos Estados Unidos. E apesar duma aparente polidez e artificialidade pop, há nelas um sentido de humor que se revela tão cáustico quanto a fúria acelerada da música e do imaginário punk.

  • Eric Bouvet, Sem título, da série Heroes from Maidan, Kiev, Ucrânia, Fevereiro de 2014.jpg
    A fadiga e o caos de Eric Bouvet

    O fotojornalista francês Eric Bouvet captou, nos embates ucranianos de há um ano, na Praça da Independência de Kiev, um conjunto impressionante de imagens que nos dá muito mais do que um simples registo dos instantes decisivos.

  • Olivier Culmann, Sem título, da série Autour, Nova Iorque, EUA, 2001-2002_m.jpg
    O pasmo em redor de Olivier Culmann

    Olivier Culmann fotografou em redor do chamado "Ground zero", das ruínas das torres do World Trade Center de Nova Iorque, um pasmo que ainda hoje perdura.

  • Nina Leen, trapezista, EUA, 1949.jpg
    A estranheza subtil de Nina Leen

    Nina Leen foi uma fotógrafa com uma longa carreira e um talento muito particular para captar o estranho no meio do normal.

  • Enrique Metenides, A morte de Adela Legarreta Rivas, Monterrey, México, 1979.jpg
    A beleza acidental de Arnold Odermatt

    Num primeiro momento, para Arnold Odermatt estava destinada uma vida de padeiro e pasteleiro. Acabaria, no entanto, polícia. Chefe de polícia mesmo. Mas nunca abandonaria a minúcia do artesão nos seus quarenta anos de serviço, conseguindo extrair dos acidentes automóveis que registou uma beleza inesperada.

  • Alexey Titarenko, série City of shadows, 1992-1994, f.jpg
    O país das sombras de chumbo

    O fotógrafo Alexei Titarenko, ao tentar captar o quotidiano duma grande cidade russa na década de noventa de mil e novecentos, deixou-nos não só o registo dum período de desencanto como também um olhar sobre a alma russa, e sobre aquilo que ele considera ser imutável na história do seu país.

  • Charles Chaplin no filme The Great Dictator, EUA, 1940.jpg
    Uma farsa trágica

    Em 1925, o fotógrafo Heinrich Hoffmann, colaborador muito próximo de Adolf Hitler, registou-o a seu pedido enquanto ensaiava, como se fosse uma farsa, poses para usar nos comícios. Estas imagens funcionam hoje como evidência da construção de uma imagem orientada para conquistar o poder. Uma farsa que se revelou trágica.

  • Fotógrafos dos Royal Engineers, Torre de Addigerat, Etiópia, 1868-69.jpg
    A Etiópia dos copiadores

    As primeiras fotografias da Etiópia, nação africana milenar, foram realizadas por militares britânicos no meio de uma guerra hoje quase esquecida. Essas imagens não estavam porém previstas nos seus deveres oficiais. As suas funções tinham uma natureza bem mais burocrática.

  • autor desconhecido, Eugenia Falleni alias Harry Crawford, Sydney, Austrália,  1928, collecções do Justice & Police Museum, Sydney_pormenor.jpg
    Os sítios obscuros

    A Fotografia, que nasceu muito ligada às artes maiores tradicionais, mostrou-se estranhamente capaz de se afastar das coisas belas e ideais. Procurando ser verdadeira, acercou-se muitas vezes dos sítios obscuros da sociedade e alma humanas.

  • quinn_jacobson_Homem_nordico_Aron_serie_Vergangenheitsbewältigung_2006_2010_blog.jpg
    Quinn Jacobson: O Abandono e a Memória

    O desaparecimento que lentamente se vai apoderando da fotografia analógica parece deixar em muitos dos seus praticantes uma sensação de orfandade. Mas para o americano Quinn Jacobson, esta realidade acabou por o orientar para uma técnica que parecia abandonada, remetida para uma memória longínqua, e para um olhar renovado sobre o mundo.

  • Tenente Von Dürling_campo de concentracao de Shark Island_c_1905_c.jpg
    Um ensaio

    A coberto de uma pretensa cientificidade, na primeira década do século passado, foi levado a cabo um plano de extermínio de dois povos. Hoje quase esquecida, esta erupção do Mal encontra-se profusamente documentada em registos fotográficos pessoais que os perpetradores fizeram, sem sombra de embaraço, a título de recordação das suas aventuras africanas.

  • André Disdéri_retrato de Victor Emmanuel II_1  rei da Itália unificada_sem data.jpg
    A Representação Certa

    Existe uma estranha relação entre a caricatura e capacidade de obter bons retratos fotográficos - imagens reveladoras da personalidade dos seus sujeitos. Para prová-lo apenas há que olhar para a obra de alguns pioneiros da Fotografia.

  • Julio_Assis_Ribeiro_SP_V_CRRPT_01_2006.jpg
    O carrapato
    Júlio Assis Ribeiro, SP_V_CRRPT_01, 2006 Existe uma espécie de lei natural que impele os miúdos pequenos a evitar qualquer troço de calçada ou de piso alcatroado, optando por terreiros enlameados e matagais. É assim hoje, com os meus rebentos. ...
  • lewis.jpg
    Uma história mal contada

    Sobre Lewis Carroll, o autor de "Alice no país das maravilhas", paira uma mancha. Se alguns tendem a olhar para ele como um homem patologicamente tímido, genial e genuinamente fascinado pela infância, outros vêem nesse fascínio traços de uma perversão. Mas ambos pontos de vista poderão ser pouco fieis à realidade da vida deste escritor, fotógrafo e matemático da Era Vitoriana.