O UNIVERSO EM CADA OLHAR
Admirado por sua macro fotografia, Suren Manvelyan começou a fotografar com apenas dezesseis anos e se tornou conhecido por sua série de close-ups de olhos humanos chamado “Your beautiful eyes”. Nascido em 1976, Suren tornou-se um fotógrafo profissional em 2006 e desde então seu trabalho estende-se a retratos, paisagens e é claro a sua impressionante macro fotografia.
Além de seus cliques com sua lente macro em olhos humanos, Suren também fotografou uma série no mundo animal. O resultado é surpreendente.
Outro notável trabalho é do artista russo Andre Ermolaev. Olhando sua série fotográfica, fotos aéreas da Islândia, as imagens tornam-se quase pinturas abstratas. Em suas fotografias é impossível não destacar a beleza da natureza e quão incrível e inspirador o mundo pode ser.
A associação das cores e formas desses dois trabalhos, quando colocadas lado a lado, é imediata. Segundo o físico teórico e escritor Fritjop Capra, não estamos conscientes da unidade de todas as coisas, mas dividimos o mundo em objetos e eventos separados e essa divisão é útil e necessária para lidar com nosso ambiente diário, mas não é uma característica da essência da realidade. É uma abstração inventada pelo nosso intelecto discriminativo e categorizador. Segundo Capra, é uma ilusão acreditar que nossos conceitos abstratos de coisas e eventos separados são realidades da natureza. Essas duas imagens abaixo comparam os dois trabalhos e nos deixa a dúvida: quão longe podemos estar do universo em cada olhar?