a trompa lounge

Olhares Sobre a Música Portuguesa

Rui Dinis

Rui Dinis é um bi-pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado desde Jan de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses em a-trompa.net

Um novo prazer com Rose Blanket

Ao terceiro álbum, Rose Blanket, projecto pessoal de Miguel Dias, continua a envolver-nos na magia de um folk quente, intimista e aconchegante.


"Nothing Ahead / Nothing Behind" (bSONAR, 2011) é um disco a dobrar e por isso mesmo, é um duplo prazer. É um prazer gravado entre Dezembro de 2008 e Fevereiro de 2011, primeiramente em Barcelos, com José Arantes, depois em Lisboa, com Pedro Magalhães. É um prazer partilhado.

roseblanket3_lounge.jpg

Rose Blanket sempre foi e continua a ser, acima de tudo, o projecto de um homem só. Rose Blanket é o abrigo de Miguel Dias, o abrigo que o músico vai partilhando a espaços com amigos como Filipa Caetano, Miguel Gomes, André Simão e Pedro Cabral. E se Rose Blanket é um projecto pessoal, "Nothing Ahead / Nothing Behind" é um pouco mais do que isso. É a expressão de um conjunto de mensagens intimistas entretanto partilhadas, já pensadas e sentidas de alguma forma em conjunto. Miguel Dias assina a autoria de tudo o que se ouve em "Nothing Ahead / Nothing Behind". E o tudo não é pouco, nada pouco.

"Nothing Ahead / Nothing Behind" é um duplo álbum, 12 temas em "Nothing Ahead", 11 temas em "Nothing Behind". É um disco de canções, quase sempre numa espécie de folk apaziguadror, imbuído de uma serenidade que acalma, sem nunca perder de vista a eterna vontade do autor em experimentar, em explorar novos sons e as novas sensações que daí advém. Mais vincada no anterior "Our Early Balloons", esta faceta exploratória não se perde em "Nothing Ahead / Nothing Behind", muito contrário, renova-se, vivendo a meias com algum convencionalismo pop.

roseblanket2_lounge.jpg

Olha-se para dentro de "Nothing Ahead / Nothing Behind" e vê-se um espaço amplo, onde a música respira com uma facilidade única. Mas vê-se também a figura de uma mulher, num disco que é também ele surpreendentemente feminino. Não só pela voz da convidada Jennifer Charles (Elysian Fields) mas também e particularmente pela enorme surpresa que é a voz de Filipa Caetano. Outro prazer.

"Nothing Ahead / Nothing Behind" é um disco de intensas melodias, na música, na voz e nas palavras. Um disco que é um enorme e longo prazer.


Rui Dinis

Rui Dinis é um bi-pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado desde Jan de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses em a-trompa.net.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 2/s/música// @destaque, @obvious //Rui Dinis