a trompa lounge

Olhares Sobre a Música Portuguesa

Rui Dinis

Rui Dinis é um bi-pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado desde Jan de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses em a-trompa.net

As extravagâncias dos Uxu Kalhus

Não são novas as extravagâncias dos Uxu Kalhus, mas com "Extravagante", o grupo excedeu-se no seu típico bailar camaleónico.


coverextravagante.jpg

As extravagâncias de Uxu Kalhus.

O novo disco dos Uxu Kalhus é isso mesmo: absolutamente extravagante, de uma ponta à outra. A sério. Extravagante e desconcertante, tal a singularidade com que nos são servidos os 11 pitéus deste disco - com regravações de “Saia da Carolina” e “Erva Cidreira”. Quem se lembraria de colocar parte da música de "Knight Rider" no meio de uma "Saia da Carolina" já de si desconcertante? Uxu Kalhus, claro!

Mas é um desconcerto que não tem fim e isso é que é incrível. Momentos como "Linda Falua" e "Ponha Aqui o Seu Pézinho" levaram igualmente porradas inesquecíveis; no melhor dos sentidos. Com o tempo e novos músicos à mistura, parece claro que há uma loucura criativa nos Uxu Kalhus que se vai agravando, perigosamente. Outros dirão, oh! demência. O que verdadeiramente importa é que este é um perigo que se corre com o maior dos prazeres. "Extravagante" é uma descoberta constante, da primeira à última faixa.

uxukalhus.jpg

Não é fácil sequer imaginar o processo fusional que dá origem aos temas deste "Extravagante". E não basta fazer referência ao já clássico trad-folk-rock do grupo - em doses maciças, Uxu Kalhus é muito mais do que isso; mas muito mais. O pop, o jazz, o funk e o rock progressivo, só por exemplo, são mais alguns dos condimentos que ajudam ao cocktail de ritmos e cores variadas que compõem este "Extravagante". Tudo bem misturado. Tudo sempre pronto para a festa. O single "Extravagante" arrasa com o resto, desvendando-nos a voz surpreendente de Joana Margaça.

Inventivo. Único. De uma coisa não tenho grandes dúvidas: Está encontrado um dos discos do ano!


Rui Dinis

Rui Dinis é um bi-pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado desde Jan de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses em a-trompa.net.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 2/s/música// @destaque, @obvious //Rui Dinis