abismo

Uma crítica profunda

Edivan Santtos

Colunista, poeta, escritor. Já basta.
http://edivansanttos.com/biografia/

  • escola_atenas_rafael1.jpg
    O que pensava Aristóteles sobre a educação?

    O filósofo grego Aristóteles acreditava na educação como forma de preparar o homem para viver em sociedade. Na atualidade, esse pensamento ainda é válido tendo em vista a forma como o homem tem se relacionado com seus semelhantes e esquecido o sentido de viver em sociedade. O maior bem para Aristóteles seria a felicidade e essa só seria alcançada através da educação.

  • glut.jpg
    Estamos tão perto e tão distantes

    Que atire a primeira pedra aquele que nunca se sentiu sozinho mesmo podendo fazer videoconferências, que alguém diga em qualquer momento, que mesmo com os benefícios que a tecnologia nos trouxe, não nos sentimos solitários e muitas vezes isolados em nós mesmos. Qual seria o limite?

  • ticiano_sagrado-e-profano_1514.jpg
    Você é feliz?

    Muito se discute sobre a felicidade. Alguns acham que ela deve a todo instante estar presente em suas vidas, mas será a felicidade algo contínuo e imutável?

  • abstrato 02.jpg
    Cores de Cahé: pintura como paixão pela arte

    "A arte existe para que a verdade não a destrua." Essa frase de Nietzsche nos remete à necessidade da arte em nossas vidas. Não como sobrevivência, mas como atividade para vida. Picasso acreditava que uma tela tinha vida, que se colocada de frente ao espelho, esse ficaria embaciado pela respiração da tela. Cache transpõe sua à sua arte, uma força de vida.

  • pou.jpg
    Esperança: o sentimento que nos move

    Vivemos no passado, ou no futuro. Muitas vezes esquecemos o presente e nos apegamos a coisas fúteis, que ao invés de nos elevar, servem de peso ao nosso voo. A esperança, pode, em muitos casos ser o pior de todos os sentimentos.

  • 1-thumb-600x596-39899.jpg
    Interagindo com a arte

    Gaikuo-Captain é um chinês estudante de engenharia química. Isso poderia ser trivial. O comum entre muitos outros chineses, mas Gaiko possui algo incomum: criatividade e inovação. Apaixonado por Animes e Hq's, o estudante que também é ilustrado, faz desenhos que parecem sair da realidade e interagir com seu autor.

  • horse.jpg
    Retratos: um fascínio milenar

    A imagem sempre foi meio de fascínio entre os homens. Desde a antiguidade os homens pintam quadros, ou ainda mais anteriormente, as pinturas rupestres. Verdade é; a imagem sempre despertou um fascínio no homem. Aristóteles, filósofo da antiguidade, afirmou que dos cinco sentidos o mais importante era a visão. Não sem motivo. Nossos olhos têm um poder muito grande sobre nossas decisões.

  • mi.jpg
    Nietzsche: uma dinamite na filosofia

    "Por vezes as pessoas não querem saber a verdade porque não desejam que suas ilusões sejam destruídas". Um dos filósofos mais críticos, Nietzsche utilizou uma linguagem diferente em seus livros. Quebrando os paradigmas de sistemas filosóficos tradicionais, o filósofo usou uma linguagem poética e aforismática. Seus textos enigmáticos são uma obra filosófica divisora de águas na filosofia.

  • 935936_639929136020055_383717315_n.jpg
    Poesia como forma de consciência

    “Poesia é uma forma de estar consciente do mundo” essa é a frase que mais define a obra do poeta Ramon Diego. Poeta gloriense, o autor do livro Viagem Rasa, transita pelos caminhos do pensamento e a estaciona na beleza de compor poemas e máximas que nos definem de forma simples e agradável a poesia e a literatura.

  • hqdefault.jpg
    Nosce te ipsum : Conhece-te a ti mesmo

    Quem algum dia não se perguntou o motivo que o levou a uma ação da qual achou que não deveria ter feito? Letargia? Não. Nesse caso, é algo que cotidianamente é visto. Esquecemos de nós mesmo para lembrarmos de outrem. Isso pode ser explicado começando pelo Templo de Apolo, ou "O umbigo do mundo". Que tal uma dose diária de filosofia?

  • 7896.jpeg
    Como surgiu a lógica?

    O que acham de conhecer um pouco como surgiu a Lógica? Não de uma forma acadêmica e enjoativa, mas de uma forma que talvez julguem interessante. Ou não. Passemos então à ante-câmara da ciência, como proferiu o ilustre filósofo alemão.

  • coruja.jpg
    Entre um traço e outro: os desenhos de Igor Garcia

    Igor Garcia é um estudante que pretende cursar Arquitetura. Seus desenhos tem um tom de originalidade peculiar, em cada trabalho é possível percebermos a riqueza de detalhes e fidelidade nos traços se compararmos um desenho alicerçado em alguma foto. A genialidade nos desenhos vai além, o estudante pretende investir mais em seu telento, não só em desenhos personalizados. A Arquitetura é e será o foco.

  • DSC01950 (2).JPG
    Máscaras do mistério

    Banda de pífanos, zabumba, Porca (espécie de cuíca) e muita alegria. Assim começa a Alvorada na madrugada de sexta feira da paixão. O prelúdio de uma festa misteriosa e divertida: Os Caretas. Depois da atração principal, ainda tem mais tradição pra quem gosta de folclore, a queima do Judas e o "pau de sebo” são ingredientes indispensáveis para fechar o ciclo de eventos folclóricos, que podem está associados aos deuses gregos, no caso, Dionísio.

  • casa_ponta_cabeca_05.jpg
    Uma sensação esquecida

    Um clássico da literatura brasileira nos remete ao momento de ser criança, a magia nele contida. Não. Não estou a imaginar O menino maluquinho, de Ziraldo. Estou a pensar em O menino do espelho, de Fernando Sabino. O artista francês Jean François Fortou captou essa vontade de sentir a sensação quando criança e dessa fez suas obras mais conhecidas.

  • 017.JPG
    Um passeio pelo Brasil Colonial: Ex-Engenho São Félix

    Um passeio pode nos relaxar, clarear a mente, aliviar o estresse e nos proporcionar belas paisagens. Mas também, além de tais benefícios, ele pode nos trazer conhecimento. É o caso de conhecermos, de vez em quando, pelo menos um ponto histórico. Nesse caso faremos um passeio pelo Brasil colonial no período da cana de açúcar.