abismo

Uma crítica profunda

Edivan Santtos

Colunista, poeta, escritor. Já basta.
http://edivansanttos.com/biografia/

Filósofos, físicos e a partícula de Deus

Seja na filosofia ou na ciência, sempre existiu a batalha entre razão e fé. É necessário que conheçamos cada teoria e tenhamos uma maior compreensão do universo. Com o atual avanço da tecnologia você prefere acreditar na ciência ou jamais abandonará a crença em um Deus criador de todo o universo?



f3r8skn95d5nbrjvkp34u0v2h.jpg ilustração da colisão de partículas

Tales de Mileto acreditava que a água era o elemento constituinte de todas as coisas, a origem de tudo que existe. Anaximandro de Mileto, discípulo de Tales, substituiu a água pelo Apeiron – algo que podemos chamar de ilimitado. O discípulo de Anaximandro, Anaxímenes de Mileto procurou no ar a o que seria a origem de tudo. Heráclito de Éfeso acreditava que tal elemento seria o fogo.

Inicialmente, o que muitos constatam é que parece algo sem nexo a opção por um ou outro elemento. Mas para os filósofos que viveram lá por volta de 645 A.C, era algo de vital importância para a compreensão do universo. Qual seria a substância que daria origem a todas as outras coisas do universo? Tales acreditou que seria água o constituinte de todas as coisas por ser esse líquido a origem da vida, além de poder mudar de forma em seus estados sólido, líquido e gasoso. Teríamos aí um filósofo materialista. Mas na atualidade procurar esse elemento é uma preocupação?

filosofos-3.jpeg

Outro filósofo pré-socrático que também foi muito estudado foi Heráclito “o Obscuro”. Esse filósofo é considerado o maior pré-socrático. Ao contrário de Tales, Heráclito acreditava que a engrenagem do universo era nascer, batalhar, amar e morrer. Para o filósofo era o fogo o constituinte de todas as coisas. Esse fogo seria o processo acima citado. Ou, como alguns o denominem “energia”. Heráclito acreditava que as coisas estão sempre em movimento, em transmutação. “Tudo flui, nada é.” Teria dito Heráclito. As pessoas estão em constante transformação, assim como todas as coisas. Nada é imutável. Mas qual seria a teoria verdadeira sobre a constituição de todas as coisas do universo?

higgs-colisao-particula-620-size-598.jpg

Atualmente no mundo da física a maior possível descoberta, sem sombra de dúvida, é o “Bóson de Higgs”. O bóson de Higgs foi predito primeiramente em 1964 pelo físico Peter Higgs. O Leon Lederman escreveu um livro sobre tal partícula, com o título The Goddamn Particle, entretanto, a editora optou por colocar o nome The God Particle. O primeiro título sugerido nada tem a ver com Deus. Antes sua tradução seria: A partícula amaldiçoada. Mas por razões comerciais...

Mas por que Partícula de Deus? Porque essa partícula serital partícula a criadora de todas a matéria do universo. Procurada por mais de 40 anos na física, tla partícula só poderia ser opinada em teorias, por faltar tecnologia suficiente para os experimento. Mas agora a realidade é outra. Grande Colisor de Hídrons, ou LHC (termo utilizado em inglês) é um acelerador de partícula com extensão de 27 quilômetros debaixo da terra, na fronteira entre a França e a Suíssa

Agora a questão; não estamos tentando validar o que os antigos por limitações tecnológicas não foram capazes de comprovar? Na Grécia antiga, os gregos imaginaram que o átomo era a única partícula indivisível que constituiria todas as coisas. Durante séculos, o átomo foi considerado essa partícula indivisível. Pra época em que foi pensada a teoria, foi um grande avanço. Demócrito e Leucipo foram os inovadores.

E você? Acredita na ciência ou prefere a explicação do criacionismo?

Assistam uma pequena introdução sobre tal partícula com o físico Marcelo Gleiser:

Parte 1 Parte 2 Parte 3 Parte 4 Parte 5

Acompanhem mais publicações em : Edivan Santtos

Edivan Santtos

Colunista, poeta, escritor. Já basta. http://edivansanttos.com/biografia/.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x6
 
Site Meter