abismo

Uma crítica profunda

Edivan Santtos

Colunista, poeta, escritor. Já basta.
http://edivansanttos.com/biografia/

A admirável obra de Rembrandt

Cada artista tem um perfil que por vezes identifica sua obra como um todo. Cada um tem uma sensação de mundo peculiar. Rembrandt colocou sua sensação em suas telas, nos mostrando e manipulando nossa atenção aos detalhes de suas pinturas. Rembrandt utilizava luz em suas obras para desviar a atenção do observador para um detalhe que achava primodial em suas pinturas. Seja uma mão vestindo uma luva (Retrato de Jan Six, de 1654), ou o corpo de um morto sendo dissecado (Lição de Anatomia do Dr. Tulp, 1632)


sansãocegopelsofilisteus.jpg Sansão cego pelos filisteus, 1936.

Não somente de O filósofo em meditação e Lição de anatomia do Dr. Tulp viveu Rembrandt. O pintor holândês pode ter um grande reconhecimento durante sua vida. Aos 21 anos já era professor de pintura, e pintou cerca de 100 autoretratos durante sua vida. Sua obra não se resumiu aos autoretratos. Pessoas conversando, personagens bíblicos, da história e cenas enigmáticas constituem o corpo de sua obra.

rembrandt-van-rijn_philosop_thumb.jpg O filósofo em meditação, 1632.

Rembrandt Harmenszoon van Rijn, ou simplesmente Rembrandt, teve várias fases e estilos diferentes em suas obras. No início de sua carreira se interessou por temas religiosos, depois mitológicos, figuras da Bíblia, entre outras. Na sua maturidade dedicou-se somente aos autoretratos.

rembrandtap_paul_in_prison_thumb1_thumb.jpgApóstolo Paulo na Prisão, 1627.

Provavelmente, ou até indubitavelmente, Rembrandt é o maior pintor que a Holanda já teve. Alguns historiadores chamam de "Século de ouro dos países baixos" onde a pintura em especial atingiu o seu maior momento. Estamos falando do século XVII, o momento em que a pintura nunca mais seria a mesma.

lamentaçõesdejeremiaspeladestruiçãodejerusalém.jpg Lamentações de Jeremias pela destruição de Jerusalém, 1630.

A obra do pintor nos faz lembrar que mesmo com o avanço da tecnologia, a pintura ainda encanta os olhos de quem a ela se interessa. Não há tecnologia que possa transmitir a sensação e beleza que a mão do homem pode pintar.

obanquetedebelsazar.jpg O banquete de Belsazar, 1635.

Em 2010, uma obra do pintor holândes foi reavaliada. O quadro Tobias e Sua Mulher, fora atribuído a um de seus alunos, entretanto no ano citado o Museu Boijmans Van Beuningen de Rotterdã anunciou que a obra foi analisada pelo especialista Ernst van de Wetering, o qual declarou que a obra pertencia de fato a Rembrandt.

rembrandt_tobias_anna_1659.jpg Tobias e Sua Mulher, 1637.

Atualmente a obra está avaliada em oito milhões de euros (cerca de US$ 11 milhões).

rembrandt_auto_retrato_1659.jpg Rembrandt, autoretrato, 1659.

Assista o documentário da BBC sobre Rembrandt,

Outras obras de Rembrandt:

- A descida da cruz – 1633 - Ronda Noturna – 1642 - Aristóteles com o busto de Homero – 1650 - As Três Cruzes -1653 - O banho de Betsabé – 1654 - Autorretrato com pintura e pincéis – 1660

Acompanhem mais publicações em : Edivan Santtos


Edivan Santtos

Colunista, poeta, escritor. Já basta. http://edivansanttos.com/biografia/.
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/artes e ideias// @destaque, @obvious //Edivan Santtos
Site Meter