A admirável obra de Rembrandt
Sansão cego pelos filisteus, 1936.
Não somente de O filósofo em meditação e Lição de anatomia do Dr. Tulp viveu Rembrandt. O pintor holândês pode ter um grande reconhecimento durante sua vida. Aos 21 anos já era professor de pintura, e pintou cerca de 100 autoretratos durante sua vida. Sua obra não se resumiu aos autoretratos. Pessoas conversando, personagens bíblicos, da história e cenas enigmáticas constituem o corpo de sua obra.
O filósofo em meditação, 1632.
Rembrandt Harmenszoon van Rijn, ou simplesmente Rembrandt, teve várias fases e estilos diferentes em suas obras. No início de sua carreira se interessou por temas religiosos, depois mitológicos, figuras da Bíblia, entre outras. Na sua maturidade dedicou-se somente aos autoretratos.
Apóstolo Paulo na Prisão, 1627.
Provavelmente, ou até indubitavelmente, Rembrandt é o maior pintor que a Holanda já teve. Alguns historiadores chamam de "Século de ouro dos países baixos" onde a pintura em especial atingiu o seu maior momento. Estamos falando do século XVII, o momento em que a pintura nunca mais seria a mesma.
Lamentações de Jeremias pela destruição de Jerusalém, 1630.
A obra do pintor nos faz lembrar que mesmo com o avanço da tecnologia, a pintura ainda encanta os olhos de quem a ela se interessa. Não há tecnologia que possa transmitir a sensação e beleza que a mão do homem pode pintar.
Em 2010, uma obra do pintor holândes foi reavaliada. O quadro Tobias e Sua Mulher, fora atribuído a um de seus alunos, entretanto no ano citado o Museu Boijmans Van Beuningen de Rotterdã anunciou que a obra foi analisada pelo especialista Ernst van de Wetering, o qual declarou que a obra pertencia de fato a Rembrandt.
Atualmente a obra está avaliada em oito milhões de euros (cerca de US$ 11 milhões).
Assista o documentário da BBC sobre Rembrandt,
Outras obras de Rembrandt:
- A descida da cruz – 1633 - Ronda Noturna – 1642 - Aristóteles com o busto de Homero – 1650 - As Três Cruzes -1653 - O banho de Betsabé – 1654 - Autorretrato com pintura e pincéis – 1660
Acompanhem mais publicações em : Edivan Santtos