abismo

Uma crítica profunda

Edivan Santtos

Colunista, poeta, escritor. Já basta.
http://edivansanttos.com/biografia/

Uma sensação esquecida

Um clássico da literatura brasileira nos remete ao momento de ser criança, a magia nele contida. Não. Não estou a imaginar O menino maluquinho, de Ziraldo. Estou a pensar em O menino do espelho, de Fernando Sabino. O artista francês Jean François Fortou captou essa vontade de sentir a sensação quando criança e dessa fez suas obras mais conhecidas.


2007_marrakesh_10_01.jpg

Por vezes, é bom deixarmos a criança que houve em nós brincar outra vez. Jean François Fortou levou a ideia a sério. O artista criou uma casa gigante para retomar suas sensações da infância, mas também uma casa para sua filha de apenas dois anos. Ou melhor, uma casa de boneca em tamanho gigante. Nas obras do artista, tudo é grande. Inclusive sua imaginação.

2007_marrakesh_08_01.jpg

1627454_ (1).jpg

"Quando eu era menino, os mais velhos perguntavam: -O que você quer ser quando crescer? Hoje não perguntam mais. Se perguntassem, eu diria que quero ser menino..." Fernando Sabino

mimi.jpg

As obras do artista não somente se remetem a tal sensação de infância, uma casa de cabeça para baixo é um desafio à nossa sensação de espaço. Uma vertigem ao cérebro que desde nossa infância teve apenas um referencial.

untitled_maison_01.jpg

casa_ponta_cabeca_05.jpg

Jean François Fortou mora no Marrocos, e utiliza sua propriedade como local de exposição. Muitas pessoas viajam pra casa do artista para conhecer essa obra inquietante.

Vejam um pequeno vídeo sobre o artista,

Acompanhe mais publicações em : Edivan Santtos


Edivan Santtos

Colunista, poeta, escritor. Já basta. http://edivansanttos.com/biografia/.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/artes e ideias// @destaque, @obvious //Edivan Santtos