ad.vibe

Cinema - Web - Publicidade

Gabriela Jesse

Garota tímida e viajante do mundo das possibilidades. Desistir não é o meu forte.

Jobs

Steve nunca foi como os demais. Largou os estudos e ingressou de cabeça em um projeto em que quase ninguém acreditava. Você teria essa coragem?


Como seria pra você largar tudo e embarcar em um projeto em que praticamente só você acredita?

images.jpeg

É como disse o seu primeiro e único chefe Nolan Bushnell “Uma vez eu disse a Steve, se você tiver uma ideia e 99% das pessoas acharem que esta ideia é maluca, e só 1% disser que é uma boa ideia, e este 1% for você, siga adiante. As coisas que parecem malucas, são as coisas que devem ser feitas” e disse ainda “Quanto mais revolucionária for uma ideia, menos pessoas vão entendê-la”.

Filho órfão de um pai sírio e uma mãe norte-americana. Adotado por um casal americano, ele tinha em si algo muito diferente dos demais. Não se sentia encaixado. Largou os estudos, e resolveu embarcar em sua ideia que parecia maluca, inviável. A ideia de desenvolver computadores pessoais. Seus pais biológicos Joanne Simpson e Abdulfattah John Jandali, não teriam tido permissão de suas famílias para ficarem juntos. Jandali era membro de uma família bastante rica, dona de poços de petróleo, empresas e terras para agricultura. Mas os pais de Joanne eram alemães católicos e não aceitavam o relacionamento dos dois. Depois de uma viagem a Síria, o casal descobriu que Joane estava grávida, mas não podiam se casar. Então decidiram que colocariam seu bebê para adoção, mas apenas com um requisito. Os pais adotivos de seu filho precisavam ter no mínimo uma pós-graduação, pois queriam que seu bebê tivesse com os novos pais a mesma vida que teria com eles.

screen-shot-2011-10-07-at-4-52-42-am.png

Eles conseguiram encontrar um casal que tinha estas características. Acontece que o casal logo desisitiu ao descobrir que era um menino. Pois desejavam criar uma menina. Outro casal apareceu na ocasião, mas Joanne se recusava a entregar seu filho a eles, pois não haviam concluído nem sequer o segundo grau. E não poderiam oferecer muitos recursos ao garoto. Esse casal se chamava Paul Reinhold Jobs e Clara Hagopian Jobs. Então Paul assinou um compromisso de que criaria um fundo para enviar o menino à faculdade, e assim Joanne acabou cedendo. Steve cresceu tendo uma vida simples. A melhor que seus pais podiam lhe dar. Cresceu com a história da adoção na cabeça, e com uma mágoa bastante grande. Não conseguia entender o porque tinha sido deixado por seus pais. Desde sempre foi dado como um garoto inteligente, mas não de uma inteligência convencional. Steve não era como os demais que aprendiam somente o que lhe era ensinado na escola. Aliás, a escola pouco lhe interessava, ele queria estudar o que achava que era importante, queria ir atrás somente do que gostava. steve-jobs-in-19651.png

jobs-highschool-graduation.jpg

Jobs trabalhou por um tempo na Atari, mas apesar de ser muito bom no que fazia, não se dava bem com os seus colegas de trabalho. Isso porque não se contentava com o comum, com o normal. Ele queria sempre mais! E essa vontade que atingir um extremo grau e excelência gerava desentendimentos e discussões entre ele e seus colegas, que queriam se limitar apenas ao que era convencional. Bushnell disse que Steve incomodava seus colegas de trabalho porque cheirava mal, mas que pra quem ficava três dias trabalhando direto sem tomar banho, era natural que cheirasse assim mesmo.

Desde sempre havia mostrado o seu espírito empreendedor, quando seu amigo e chará Steve Wozniak - gênio da programação - fez algo inacreditável com um dos projetos de vídeo games que Bushnell deu para Jobs desenvolver. Com esse novo vídeo game que desenvolveram juntos, ele ganhou uma promoção em seu trabalho (o que gerou certa polêmica pois alguns dizem, que mesmo tenho combinado partilhar o dinheiro 50% para cada um, Jobs levou muito mais do que isso). Steve então decidiu sair de seu emprego na Atari e iniciar algo do zero. Pensou naquilo em que mais amava fazer como a oportunidade de criar algo novo, pra si e para o resto da humanidade. Em sua garagem, e com meia dúzia de amigos, Jobs iniciou a sua jornada.

43479664-titans_jobs_1st_macintosh.600x400.jpg

Com grande facilidade em vender, muitas vezes Steve enrolava as pessoas para conseguir o que queria. Mas o que prometia entregar, entregava sempre. Desde o comecinho de seu negócio na Apple Computer - nome que ele mesmo idealizou - Steve teve um comportamento um pouco agressivo, mas que na verdade não passava de puro entusiasmo. Ele era tão entusiasmado com suas ideias que não conseguia lidar com a falta de vontade das outras pessoas, e com isso acabava se passando por uma pessoa arrogante.

Depois de alguns anos como o cabeça da Apple computer, Jobs passou por um dos momentos mais duros de sua carreira, se não de sua vida. Quando em 1985, perdeu a disputa para o cargo de CEO em uma reunião de conselho da companhia.

2012_9_11_PHOTO-95185eb431d780f05abfc9b73576cba5-1347357238-15.jpg

1985-steve-jobs-despedido-Apple.jpg

Ele perdeu na votação e teve que deixar o cargo mãos de John Sculley . Um publicitário que ele mesmo havia trazido da Pepsi com o argumento “Você quer vender água com açúcar para o resto da vida, ou quer mudar o mundo?” John Sculley ficou por algum tempo no cargo de CEO da Apple e foi substituído por muitos outros, mas nenhum deles conseguiu fazer da companhia do que Steve fez, e para a Apple esses foram os seus piores anos quando se fala em desempenho, inovação e design. Isso aconteceu porque todos tinham medo de arriscar. Tinham medo de iniciar um projeto muito inusitado e perder tempo e dinheiro caso não desse certo. Steve Jobs não tinha esse medo. Mas como ninguém é totalmente herói, é fato que Jobs por sua falta de paciência, acabava ultrapassando as bordas das boas maneiras e constantemente gritava com os seus subordinados e humilhava aqueles que não lhe davam o que ele esperava, na frente de toda a equipe. Steve não pensava duas vezes antes de demitir alguém, e entrou em algumas polêmicas sobre suas richas com Bill Gates, dono da sua concorrente direta a Microsoft.

Steve-Jobs.jpg

Durante este período, em que esteve afastado do cargo de CEO, Steve entrou em um novo projeto chamado Macintosh. Era um projeto meio abandonado pela empresa, então ele decidiu dar o melhor de si nele. Steve-Jobs-20121005091453.jpg

Há ainda algumas histórias de que todo o sistema do Macintosh tenha sido copiado por ele, no dia em que fez uma visita a Xerox. Muitos dizem que ele utilizou de má fé, pedindo para ver o sistema que eles estavam desenvolvendo, como quem não quer nada. Mas na verdade, estava procurando algo novo, alguma coisa em que pudesse se inspirar. Steve copiou tudo.

steve-jobs-book-covers.jpg

É possível que essa história seja mesmo verdade, pois Steve Jobs sempre deixou muito claro que não se preocupava com o que era exatamente ético, ele queria ganhar dinheiro fazendo o que gostava e pronto.

Hoje Steve é um ícone do mundo da tecnologia. Deixou um grande legado, uma grande empresa e lições memoráveis. Não foi perfeito, mas deixou a sua marca no mundo, como era o seu sonho. Your legacy.jpg Uma de suas frases memoráveis é: “Provavelmente um dia você partirá, mas o seu legado viverá para sempre”.


Gabriela Jesse

Garota tímida e viajante do mundo das possibilidades. Desistir não é o meu forte..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/tecnologia// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Gabriela Jesse