ad.vibe

Cinema - Web - Publicidade

Gabriela Jesse

Garota tímida e viajante do mundo das possibilidades. Desistir não é o meu forte.

A vingança é um prato podre, que não se come.

Se todos nós nos tornarmos Sweeney Todds, o que restaria? Seriamos capazes de fazer mal até mesmo a quem amamos? (ATENÇÃO, CONTÉM SPOILER)


Mrs-Lovett-helena-bonham-carter-21745198-1280-720.jpg

Até onde você iria para fazer justiça com as próprias mãos? Até onde o desejo de vingança pode te cegar, a ponto de te levar a fazer coisas que você não faria?

É bom pensar sobre essas coisas de vez em quando. Porque na maioria das vezes nos deixamos levar por esse tipo de sentimento mesmo que nem sempre demos vazão a eles. Mas e se déssemos vazão a eles? Onde chegaríamos como humanidade?

Benjamin Barker o barbeiro já não era o mesmo ha quase quinze anos. Quer dizer, em corpo ele estava lá, mas a essência de sua alma já era outra há muito tempo. Sua motivação para seguir em frente não passava de um mero capricho de seu ego e vontade de vingança. Isso porque alguns anos antes Benjamin levava uma vida perfeita ao lado da esposa e filha recém-nascida. E foi brutalmente injustiçado por um juiz de má índole e muito poder.

benjamin and wife.jpg

Ele havia se apaixonado pela esposa do barbeiro e usou o seu poder para impor sobre ele uma falsa acusação, condenando-o a quinze anos de exílio e trabalhos forçados na Austrália. Privando-o de ter o que era seu por direito. Sua família.

turpin.jpg

Quinze anos se passaram, e isso foi o suficiente para que ódio e rancor crescessem dentro dele, até formar uma raiz podre e um desejo cego por justiça. Mas não justiça, vingança. É incrível como o ser humano é capaz de confundir esses dois conceitos. Benjamin foi como nós, que confundimos diariamente justiça com vingança e perdemos o controle de nossas próprias ações. Abandonamos nossos próprios princípios de ética e moral, e agimos como se não soubéssemos o quanto isso é nocivo, não só para nós mesmos mas também para quem está ao nosso redor. Ficamos tão mergulhados nos pensamentos e planos que nos esquecemos de viver e ser feliz. Esquecemos de observar a parte bonita do que temos hoje, aqui e agora, para ficar remoendo o passado e maquinando meios de ficarmos quites com o nosso “inimigo”.

Acontece que o inimigo de Benjamin, o juiz Turpin já experimentara da justiça quando fora rejeitado por quem ele queria que fosse sua família. A esposa do barbeiro se recusou a ceder às suas investidas. Ela não o quis, e essa já havia sido a melhor “vingança”. Depois de dada como morta, Turpin assume a criança como sua protegida e a cria trancafiada em seu quarto.

2007_sweeney_todd_033.jpg

A garota cresce e chama a atenção de um rapaz que a vê cantando pela janela. Eles se apaixonam e tornam ficar juntos uma missão.

vlcsnap-2013-04-22-02h01m35s247.png

maxresdefault (2).jpg

tumblr_lccmvtPVFK1qcyf6yo1_1280.png

Enquanto isto acontece, Benjamin que está de volta à cidade de Londres tenta arquitetar um plano para matar o homem que arruinou a sua vida. E na busca por um lugar para ficar ele conhece Mrs Lovett. Uma mulher dona de uma casa de tortas falida, onde é servida a pior torta de Londres, como ela mesma diz. Isso porque a carne em Londres estava muito cara, então ela usava os ingredientes mais asquerosos para compor as suas tortas, que ficavam com um gostinho um pouco esquisito, para ser gentil. Logo ela se apaixona por Benjamin que para não ser reconhecido, adotou o pseudônimo de Sweeney Todd.

Mrs-Lovett-helena-bonham-carter-21745198-1280-720.jpg

Ela cede para ele uma pequena sala no andar de cima de seu imóvel para que abra a sua nova barbearia, e os dois formulam um plano para que ambos tenham lucro com esta parceria. Ele faz as suas vítimas no andar de cima, e ela dava fim aos cadáveres usando-os como ingrediente principal de suas tortas.

bin.jpg

sweeney-todd-final-sweeney-todd-2136989-1024-576.jpg

Nesse momento eu pensei. Bom, mas não foi a cidade de Londres inteira que o tirou de sua família. Foi apenas um homem. Então ele não deveria focar apenas neste homem a sua tão desejada vingança? Naturalmente seria assim. Mas quando nos deixamos levar por este tipo de sentimento, normalmente tomamos atitudes que ferem pessoas aleatórias a nossa história e a nossa dor. Muitos homens assassinados na cadeira de Sweeney Todd não tinham nada a ver com o que ele tinha passado. Poderiam até mesmo ser mais parecidos com ele, do que ele podia imaginar. Homens honestos, pais de família, humildes, trabalhadores etc. Acontece que a história dos outros se torna irrelevante quando focamos apenas na nossa dor. Sem perceber Sweeney estava fazendo com estes homens, o mesmo que ele havia condenado. Estava tirando-lhes o direito que ele mesmo reivindicara. De viver em paz.

Dali pra diante, as tortas começaram a fazer sucesso e o estabelecimento começou a ganhar mais e mais clientes. O que torna esta história ainda mais sádica e cruel. Sweeney corta as gargantas uma a uma, e qualquer um que ousasse adentrar a sua barbearia seria ameaçado com a sua navalha, exceto é claro Mrs Lovett sua cúmplice, e o pequeno Tobias Regg ajudante dela, que não estava a par da história.

Toby-and-Nellie-ed-sanders-1539833-800-450.jpg

Até que certo dia uma mendiga que há tempos já desconfiava do que estava acontecendo por ali ousou subir as escadas. Ela parecia um tanto fora de si, meio louca. Andava com roupas muito sujas e com as costas curvadas como se tentasse a qualquer custo se esconder.

She+become+s+sweeney+todd+s+wife+_499cacff4a344933373ede81cc382ec8.jpg

Quando adentrou a barbearia, Sweeney estava lá com sua cegueira e finalmente desfrutando do prazer de ter cortado a sangue frio a garganta do responsável por toda a sua desgraça, o juiz Torpin. E a única coisa que deu tempo dela dizer foi “Por acaso, eu não te conheço?”. Tomado pelo ódio e pelo medo de ser descoberto, Sweeney não pensou duas vezes antes de rasgar a garganta daquela mulher, jogando-a no mesmo buraco onde ficavam os outros corpos.

tumblr_m9p7w1Qshl1rf0t79o1_500.gif

Mrs Lovett chegou correndo e disse que precisavam descer até a sala do forno, para procurar por Tobias o ajudante, que já sabia de tudo. Eles precisavam dar cabo do garoto, antes que a polícia viesse a saber qual era o verdadeiro conteúdo daquelas tortas. Mas não o encontraram.

Sweeney olhou então outra vez para os corpos e por um instante o corpo da mendiga que ele havia matado lhe pareceu familiar. Afastou os cabelos secos daquela face suja, e para sua surpresa descobriu que era sua amada, sua esposa. Descobriu agora o que o ódio não o deixou ver antes. Ele havia destruído toda a sua chance de ser feliz novamente.

Lucy-lucy-barker-32632342-640-480.png

Mrs Lovett sabia que estava viva, e escondeu isso sabendo que ele voltaria para ela. Movida pelo medo de que Sweeney fizesse algo a ela, implorou por perdão. Então começaram da dançar e em um só movimento ele jogou-a no forno e esperou seu corpo queimar até o fim.

Lovett_death.PNG

Sweeney-Todd-Screenshots-benjamin-barker-sweeney-todd-14560698-960-538.jpg

Morreu ali mesmo ao lado de sua amada, com a garganta cortada pelo pequeno Tobias, que o encontrou primeiro.

SweeneyTodd1947.jpg

Não conheceu sua filha, matou sua esposa, acabou com sua vida, por vingança.


Gabriela Jesse

Garota tímida e viajante do mundo das possibilidades. Desistir não é o meu forte..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/cinema// //Gabriela Jesse