aforismos pensantes

Algumas provocações sobre a vida, sociedade, arte, música e cinema

Vitor Hugo Cid

um ser pensante, criador (sem ser criativo!), administrador, admirador da solitude e do mundo interior... buscando refletir sobre algumas questões da vida perturbadoras e ao mesmo tempo inspiradoras.

  • powerwall-540x334.jpg
    Powerwall e as provocações energizantes do mundo Tesla

    O anúncio do lançamento das baterias Powerwall, com aplicações residenciais e comerciais, da Tesla Energy desafiam a matriz energética atual. Seria esta proposta bem recebida no mundo em que vivemos e quais os impactos no nosso dia-a-dia?

  • the-cure-for-boredom-is-curiosity-there-is-no-cure-for-curiosity-dorothy-parker-2.jpg
    O tédio, a ociosidade e a curiosidade

    Em 1843, Søren Kierkegaard nos deu um insight poderoso sobre o tédio e sua função na sociedade. Além disso, lançava um outro olhar sobre a questão com uma abordagem um pouco diferente da tradicional pela qual estamos nos acostumando na sociedade atual. O que é? Ajuda ou atrapalha?

  • 141207_Imagem3_Transcendence
    Inteligência Artificial: início do fim ou suporte à vida humana?

    Recentemente, o empreendedor tecnológico Elon Musk classificou a inteligência artificial como a maior ameaça à vida humana e os desenvolvimentos nesta área seriam extremamente danosos aos humanos. O mesmo pensamento foi trazido à tona por Stephen Hawkin... o filme Transcendence também abordou a questão nos provocando a esta reflexão... estaríamos nós ameaçados?