ai tia chica

aleatoriedades randômicas

jic

Do tempo em que éramos chamados de micreiros, passando por fuçadores e agora genericamente de nerd/geeks.

Por que a Lua Sorri?

Quando perguntam qual é a estrela que está sempre perto da Lua, dói dizer a verdade e explicar que não é nenhuma em especial. Cada dia é uma de alguma constelação da eclíptica.

Mas há como responder com poesia e charme, sem perder a precisão científica.


Neste final de mês de agosto (2012) teremos uma Lua Azul... e já começou

lua.jpg

Em um ano há mais do que doze ocorrências de Luas Cheias. Por vezes um dos meses ganha em seu período o agendamento de dois plenilúnios. Isso é um pouco raro. Depois deste 31 de agosto, só em 31 de julho de 2015 que ocorrerá outra Lua Azul.

     365,25  dias no ano      29,53  dias do mês lunar ÷ ______      12,37  luas cheias num ano

Com um pouco de entendimento matemático e geométrico a beleza dos eventos siderais fica ainda maior. Tudo começa com uma fina crescente que dia-a-dia vai se tornando a principal luz noturna.

O que daqui da nossa pequena pequena rocha azul mal parece uma casca de luz é uma ilusão. Metade da Lua está iluminada, mas como está "próxima" ao Sol por recém ter saído da fase "nova" em que nos mostrava a face não iluminada, vemos apenas o início do giro da linha da aurora que chega ao lado que nos sempre é visível.

Por essa relativa proximidade, que é aparente pelo ângulo entre o Sol e a Lua com a Terra, no início da fase crescente a Lua ira ter o ocaso pouco depois do ocaso. Graciosamente a luz refletida no satélite nos parecerá com um sorriso luminoso após os dias de noite escura.

No dia seguinte a Lua estará atrasada pouco mais de uma hora e seu sorriso estará mais aberto. Até que no quarto crescente, com seis horas de diferença do Sol, exibirá um brilhante D que, com a eventual sorte de estar acompanhada de estrelas, irá nos apresentar um emoticon celeste :D

................................................................................................ Para alguns dados de horários do nascer e pôs-se dos astros, eis boas referências (eventualmente presetadas em Curitiba, mas basta mudar para sua localidade)

................................................................................................


jic

Do tempo em que éramos chamados de micreiros, passando por fuçadores e agora genericamente de nerd/geeks..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/ciência// //jic