ai tia chica

aleatoriedades randômicas

jic

Do tempo em que éramos chamados de micreiros, passando por fuçadores e agora genericamente de nerd/geeks.

Doces Sonhos

Uma mesma canção com versões de interpretação diferente exemplifica como a arte apresenta realidades psicológicas e de leitura. Como expectadores, não importa qual a expressão artística, costumamos ter na nossa percepção.


Os doces sonhos são feitos assim / Quem sou pra discordar / Viajando pelo mundo e os sete mares / Todos tem algo que procuram

Os autores e interpretes dão uma boa ajuda, já dão uma mastigada para facilitar nossa deglutição. Nem sempre apreciamos essa filtragem. em sempre concordamos ou mesmo discordamos. A visão que esses externos dão/deram pode provocar conflitos, iluminação, concordância e contrastes. E até indiferença.

1983 A dupla Eurythmics, formada por Annie Lennox e David A. Stewart, autores de Sweet Dreams, mostra uma versão onírica e lúdica. Usando e ousando dos agora jurássicos recursos de edição em video-tape trata a canção de forma dançante, psicodélica, indo da androgenia ao bucólico.

1995 Já o endemoniado Marilyn Manson apresenta um dos clipes mais doentios e perturbadores de todos os tempos. Sua versão é um pesadelo, comparável aos da HQ Sandman de Neil Gaiman. Beira à insanidade. E acrescenta duas frases: Vou usar e abusar de você/ Vou descobrir o que há dentro de você.

Toda uma geração conhece mais essa versão, e não sabem que a autoria não é dele. Aliás, há quem estranhe que haja uma versão "feliz" da música.

2011 A edição mais recente, no filme Sucher Punch de roteiro e direção de Zack Snyder (O Homem de Aço, A Lenda dos Guardiões, Watchmen e 300) trata outro tipo de sonho. O sonho como fuga ou realidade alternativa. Os primeiros cinco minutos do filme servem de clipe para a canção interpretada pela atriz do filme, Emily Browning.

Está moldurada com a seguinte narração:

Todos temos um anjo. Um guardião que olha por nós. Não sabemos o aspecto que irá ter. Num dia um velhote, no seguinte, uma menina. Mas não deixemos que as aparências nos enganem. Podem ser tão ferozes como qualquer dragão. Contudo, não estão aqui para lutarem as nossas batalhas, mas para sussurrarem a partir dos nossos corações, a lembrar-nos de que somos nós, que é cada um de nós que detém o poder do mundo que criamos.

Podemos negar que os nossos anjos existem, convencermo-nos de que não podem ser reais, mas eles aparecem. Em lugares estranhos e em momentos estranhos. Podem falar através de qualquer personagem que possamos imaginar. Gritarão através de demônios se acharem preciso, instigando-nos e nos desafiando a lutar.

Mas suprimiu da canção original a parte:

Mantenha sua cabeça erguida Conserve sua cabeça erguida Siga em frente

Alguns querem usar de ti Alguns querem ser usados por ti Alguns querem abusar de ti Alguns querem ser abusados por ti


jic

Do tempo em que éramos chamados de micreiros, passando por fuçadores e agora genericamente de nerd/geeks..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/musica// //jic