ai tia chica

aleatoriedades randômicas

jic

Do tempo em que éramos chamados de micreiros, passando por fuçadores e agora genericamente de nerd/geeks.

Válvulas

A válvulas eletrônicas já foram consideradas mortas há muito tempo. Mas continuam na ativa em coisas importantes do dia a dia, e nem percebemos sua presença.


Desde os protótipos das pesquisas de Fleming, que pareciam sondas alienígenas dignas dos piores filmes de terror científico trash até as incríveis miniaturizações russas, as válvulas eletrônicas tiveram uma longa e importante vida.

A descoberta do efeito termoiônico (aumento do fluxo de elétrons que saem de um metal, devido ao aumento de temperatura) acabou provocando um enorme salto dentro do período da Revolução Industrial. Uma revolução por si só. Sistemas mais complexos com inteligência embutida puderam ser criados, em menor tamanho e com menos complicações do que os sistemas mecânicos (Máquina de Babbage) ou eletro mecânicos (Máquimna ENIGMA usada pela Alemanha na II GG).

Acabaram se tornando um símbolo do antigo. Sua estética por vezes é revivida em adereços steampunk ou coisas hipster, como saída de áudio em placa-mãe de computador pessoal na expectativa que tenha melhor fidelidade sonora.

Mas não se enganem! As válvulas continuam ativas no nosso dia-a-dia. E não estou falando de eventuais televisores de tubo ou monitores em supermercados e agências bancárias que não atualizaram para LCD.

Sempre que for ao dentista, aquele aparato que quase não é usado que fica nos olhando ao lado da lâmpada, pode ter uma válvula poderosa dentro. Emite raios-X para radiografias. Pena que por vezes é apenas material radioativo, como Césio-137.

Mas por certo muitos temos outra válvula em casa, e a usamos mais de uma vez por dia. É a magnetron dos fornos de microondas.

Fleming_valves.jpg

1049px-Stieniishu_lampas.jpg

El84.JPG

1280px-Elektronenroehren-auswahl.jpg

Electron_gun.jpg

5C3Ss.jpg

1024px-Triody_var.jpg

1280px-2SH27L-twice.JPG

1280px-Opachki_dead_vacuum_luminescent_display_bednyaga_da.JPG

IMG_5571.JPG

Imagens de http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Vacuum_tubes e subpáginas


jic

Do tempo em que éramos chamados de micreiros, passando por fuçadores e agora genericamente de nerd/geeks..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/tecnologia// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //jic