ally collaço

Devaneios sobre cinema e outras coisas!

Ally Collaço

Eu sou aquela que tem mais perguntas que respostas. Inquieta e curiosa. Apaixonada por cinema, novas experiências, histórias e uma boa prosa. Também curto poesia, comida, música, museu e fotografia. Intensidade já faz parte do meu dia. Bora?

Que saco ter que votar!!

Enquanto você continuar pensando "que saco ter que votar!", PARABÉNS! O país vai continuar uma MERDA! =) #ficadica


carmen260b.jpg

Eu já cansei de escutar essa frase: 'que saco ter que votar!' e toda vez que escuto isso, lembro de Bertold Brecht:

"O analfabeto político

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais." Bertolt Brecht

Então quando uma pessoa acha um SACO ter que VOTAR, ela está oficializando o seu descaso e envolvimento com a política, com o exercício da cidadania e da democracia (ainda que existam teorias da conspiração sobre manipulação de votos e o caralh*). Provavelmente acha um SACO, porque não tem saco de pesquisar os candidatos um por um, não tem SACO pra se envolver no trabalho que eles realizam, não tem SACO pra acreditar que seu voto pode fazer a diferença sim, não tem SACO porque acha que mudanças são feitas de uma hora pra outra, quando na verdade resulta de um longo processo de anos, e envolve o engajamento de toda uma população, ainda que leve 3 gerações para acontecer. "A gente planta para que gerações futuras possam colher." citação indireta de Nietzsche em Escritos sobre Educação.

Eu acho 'engraçado' como as pessoas querem que a minoria da população (os eleitos numa eleição) resolvam TODOS os problemas do país (ou de qualquer outra instituição menor), sem se envolver em NADA nesse processo. Não se envolvem nem com as questões do seu condomínio, da sua comunidade, da sua representação discente na escola ou faculdade, MAS querem que todos os seus problemas, geralmente individuais, sejam resolvidos. É mais que engraçado, é "no sense"!

Se você quer mudança no país, comece fazendo a SUA parte, VOTANDO de forma responsável e sendo você o exemplo que você quer ver no mundo, ou no mínimo, no seu país.

Eu acho irritante ver gente apontando e postando milhares de coisas sobre corrupção, quando não é nenhum exemplo de CIDADANIA. Acumula benefícios sociais (trabalha informalmente pra ter acesso ao seguro-desemprego), xeroca texto da faculdade na instituição pública onde faz estágio (você está usando dinheiro público indevidamente, meu amigo!), fura fila no trânsito (se achando melhor que os outros, claro), estaciona em vagas de idosos ou deficientes, não exige nota fiscal, não emite nota fiscal, sonega imposto, compra produtos piratas, se gaba por não ter sido pego na alfândega, não se esforça em reciclar o lixo, entre outros exemplos que NENHUM DE NÓS (isso me incluí e não me orgulho disso) escapa em algum momento da vida.

A diferença está em quem luta para se transformar a cada dia! Em quem se esforça em ser o exemplo todos os dias, ainda que muitos tirem sarro ou caçoem! É...meu amigo, ser honesto é ser CHATO muitas vezes. E que SACO ser CHATO ou conviver com gente CHATA, não é?!!

Então não reclama se o país tá uma MERDA. Os "LEGAIS" é que estão no poder, pelo visto.

Eu acho que o dia em que uma pessoa for exemplo de CIDADANIA, ela vai poder criticar o outro, mas se não for, fica 'quietinho' e faz a sua parte, até esse dia chegar. Porque os políticos do país não vem de outro planeta (como algumas pessoas parecem pensar), mas são pessoas como qualquer um de NÓS, eleitas por nós (assim espero!) e que representam a nossa sociedade.

Nossos políticos são corruptos, porque nós também somos corruptos enquanto sociedade.

Então no mínimo, se esforce em ser menos corrupto, e seja responsável na hora de votar, porque se você (e outras milhares de pessoas) não forem, o país vai continuar a MERDA que você adora dizer que está, mas acha que não tem culpa nenhuma nisso. Será que não tem mesmo?!!

Analfabetismo político tem 'cura' e pode fazer muita diferença na sua vida (e na de todos nós!) #ficadica


Ally Collaço

Eu sou aquela que tem mais perguntas que respostas. Inquieta e curiosa. Apaixonada por cinema, novas experiências, histórias e uma boa prosa. Também curto poesia, comida, música, museu e fotografia. Intensidade já faz parte do meu dia. Bora?.
Saiba como escrever na obvious.
version 6/s/recortes// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Ally Collaço
Site Meter