alpendre

Bem vindo ao meu alpendre. Puxe a cadeira de fio mais próxima e deixe-se afetar.

Lucas Guarnieri

Lucas Guarniéri, 21 anos. Estudante de Comunicação, inquieto cultural e colecionador de projetos.

Porque o David Bowie é o que é

Todos sabemos que o David Bowie é foda. Mas por que? Pequenas elucidações de alguém que nasceu em uma época que tudo que víamos eram apenas resquícios de uma luz que brilhou muito no passado e voltou ofuscante.


bowie.jpg

Antes de começar a elucidar motivos pelos quais eu acho David Bowie um dos caras mais fodas de todos os tempos, devo deixar claro que esse texto adotará um teor mais pessoal e por vezes cheios de jargões baba ovos. Portanto, caro leitor, apontarei meus motivos por admirar tanto o camaleão do rock e você fica com a tarefa de concordar ou não. Combinado?

111DavidBowie.jpg

Bom, primeiro de tudo, preciso contar-lhes meu primeiro contato com Bowie. Veja bem, nasci em 1992. A essa altura ele já havia lançado dezessete álbuns, atuado em oito filmes, recusado duas condecorações da ordem do império britânico e vendido mais de 100 milhões de álbuns. Apaixonado por Joy Division desde a época de adolescente revoltado, seria inevitável não cair em de suas maiores influências. Foi questão de tempo até entender porque Ian Curtis e Cia reverenciavam tanto o homem do raio na cara.

david-bowie.jpeg

Oito álbuns, seis filmes e um ataque do coração depois, em 2013, eis que, em uma enorme estrategia de marketing, David Bowie desafiou a si mesmo e a todas as crenças que não iria mais voltar, lançando o aclamado The Next Day. Sem um pio antes, sem ninguém ficar sabendo. Lembrando que no atual momento da indústria fonográfica, lançar um álbum na data prevista já é um enorme desafio, fazer o que Bowie fez então é coisa de gênio.

david bowie judi Dench.jpg

Uma das principais razões que comprova que ele é mesmo genial é pela facilidade com que transita sobre diferentes áreas da arte, e sua capacidade de unificar tudo em sua própria arte. Um universo a parte onde o sistema integrador das áreas artísticas é o grande poder regente. Um bom exemplo disso é a sua fase Ziggy Stardust. Foi o primeiro personagem que Bowie adotou, outros vieram depois como Alladin Sane e Thin White Duke. É a era Ziggy que muitos consideram o grande apogeu criativo do artista multifacetado. Primeiro de tudo, gravou um álbum com a narrativa que contava a história de um alienígena de marte, bissexual que veio salvar a terra e acaba criando uma banda chamada Spiders From Mars. O personagem é originário do álbum Ziggy Stardust and The Spiders From Mars que completou 40 anos no ano passado. Só por isso poderíamos achá-lo incrível, porém ele foi além. Entre collants, macacões coloridos, cabelos vermelhos e muita maquiagem, Bowie vivia tão intensamente seus personagens que chegou a dizer que não sabe se ele os cria ou se vive eles. Os videoclipes eram uma produção audiovisual a parte, sem contar suas performances. Sem esquecer também do filme “O Homem que Caiu na Terra” onde Bowie fez o personagem semelhante ao seu Ziggy. Apenas no lançamento de um álbum contabilizamos um grande número de áreas por onde Bowie passeou: literatura, cinema, teatro, moda, e é claro, música.

bowie1.jpg

Por isso o Bowie é tão legal. Nunca era apenas um álbum, sempre um espetáculo. Contraponto do que os artistas fazem hoje em dia. A fórmula álbum + turnê é feita da forma mais pasteurizada e mecânica possível. Fazem somente o necessário e vão aproveitar seus milhões originários das pessoas que pagam para ver shows cada vez mais amenos. Convenhamos que hoje, com 66 anos em seu último álbum, Bowie interpreta o personagem de si mesmo. Mas tudo bem, para quem achava que ele nunca mais ia dar as caras no mundo da música, ganhamos um ótimo presente. E sejamos sinceros que o homem já não tem mais o pique de antes, nem os consumidores de música de hoje são os mesmos de antes.

david-bowies-the-next-day-001-1361815326.jpg

Mais motivos porque o Bowie é foda:

A fase Berlim, onde nos maravilhou com três álbum sensacionais: Low, Heroes e Lodger.

berlin.jpg

Porque atuou em Twin Peaks.

OB-YI053_0726bo_J_20130725123220.jpg

Por ter tido tantos estilos:

1 Bowie Trio.jpg tumblr_lp7pdbyOO21qjgano.jpg

Pelas suas atuações.

manfell.jpg david-bowie-21.jpg

Porque influencia a moda até hoje.

david-bowie-9.jpg

Porque só andava com gente legal.

david-bowie-30.jpg david-bowie-18.jpg

Por isso:

Por isso também:

E porque sim.

david-bowie-10.jpg


Lucas Guarnieri

Lucas Guarniéri, 21 anos. Estudante de Comunicação, inquieto cultural e colecionador de projetos. .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/musica// @obvious, @obvioushp //Lucas Guarnieri