amago

Sapere Aude

Bianca Almeida

Bianca Almeida é atriz. Graduada em Filosofia e Mestra em Artes da Cena na Universidade Estadual de Campinas. Amante de animais, livros e pessoas.

  • pe45_pelleas.jpg
    A estética teatral de Roberto Gomes

    Este artigo é uma análise da Conferência feita por Roberto Gomes em 1918 sobre a apresentação da peça Pélleas et Mélisande de Maurice Maeterlinck, representada pela primeira vez por uma companhia francesa no palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, a qual podemos traçar a estética teatral do autor brasileiro.

  • teatrogomes.jpg
    Roberto Gomes vida, obra e entrelinhas

    Este é um artigo sobre a breve vida do dramaturgo brasileiro Roberto Gomes, um dos maiores expoentes do Teatro Simbolista no Brasil.

  • fleurs.png
    Simbolismo ou Pós-Romantismo ?

    Este artigo é uma breve análise do período ao qual se desenvolveu o Movimento Simbolista, partindo de uma defesa do uso correto este termo.

  • contenha-o-seu-choro-465ef21d766f8fe1367ff5e1def9ed5a.jpg
    Depois da tempestade

    Este texto é um ensaio sobre as dores e conformidades da perda. O que dói e o que deixa, aos poucos, de doer.

  • a-morte-de-um-grande-amor-1.jpg
    Antes da chuva

    Este artigo é uma reflexão sensível sobre a morte, sobre perda, sobre a confusão que a ausência causa naqueles que ficam.

  • tumblr_mctygakedv1rvpfxgo1_500_large.jpg
    A bela tarde; uma análise da peça de Roberto Gomes
    Este artigo é uma análise da peça do dramaturgo Roberto Gomes (1892-1922) "A bela tarde". Este curto ato discute a solidão humana e os encontros e desencontros de almas que amam e não são correspondidas, mas, que precisam aprender a conviver com as dores e cicatrizes que a vida causa.
  • foto 1.jpg
    ROBERTO GOMES E O SIMBOLISMO NO TEATRO BRASILEIRO

    Esse artigo apresenta um breve estudo sobre o simbolismo no teatro brasileiro, a partir da obra dramatúrgica de Roberto Gomes (1882-1922), autor que se dedicou à produção de peças intimistas, simbólicas, sobre a burguesia carioca da época, e que ainda se mantêm desconhecido na história do nosso teatro.

Site Meter