amálgama cultural

Arte, Cultura & Sociedade Atual

João Paulo de Oliveira

Jornalista, escritor e produtor compulsivo de conteúdo
- AmalgamaCultural.net -

  • Como planejar a comunicação de um projeto musical

    A música deixou de ser um campo exclusivo para gravadoras e hoje, com as ferramentas digitais e um bom planejamento de comunicação é possível ter seu projeto executado e sua arte escutada pelas pessoas.

  • leila_diniz_jpeg.jpg
    O Pasquim: a subversão do Humor

    O Pasquim talvez tenha sido o mais contundente veículo de mídia no período da Ditadura. Jornalistas, humoristas e outros personagens da cultura brasileira contribuíram para o periódico e deram certo fôlego a um tipo de imprensa que parece estar perdida em nosso país.

  • Vinil-4.jpg
    A cultura do vinil - Coletivo Vinil é Arte lança sua primeira coletânea

    Desde 2001 na estrada, coletivo de DJs e pesquisadores da cultura do vinil lança sua primeira coletânea em Juiz de Fora e nas três capitais de Minas, São Paulo e Rio. Prêmio Natura Musical 2013 garantiu 1000 cópias prensadas da coletânea de remixes com músicas de grupos e compositores mineiros.

  • Crime-e-Castigo.png
    Crime e Castigo - Universal

    Alguns romances do século XIX se tornaram base para a literatura psicológica, sociológica e filosófica da modernidade. Crime e Castigo, obra fundamental do russo Fiodor Dostoiévski, narra os episódios da vida de um estudante de direito em meio aos desejos pela mudança social e o vigor do pensamento livre. Em meio ao turbilhão de sentimentos e pensamentos, o jovem Raskólhnikov decide cometer um assassinato, mas é surpreendido pela vida e se vê refém de um segundo crime.

  • n_1970___copacabana_mon_amour.jpg
    Copacabana Mon Amour - Rogério Sganzerla (1970)

    A produção nacional de cinema no final dos anos 60 e início dos 70 foi abalada pelo endurecimento do regime ditatorial em 1968, com o A.I. 5. Entretanto, tendo como característica um caráter simbólico e subjetivo, poucos diretores como Rogério Sganzerla conseguiram retratar a aflição, a fragmentação e o derretimento moral de uma sociedade que se encontra perdida entre a ordem e o progresso.

  • 2a08fig3.jpg
    Frida, por quê?

    A artista mexicana Frida Kahlo se tornou símbolo da luta feminina em nosso continente. Diferentemente de Che Guevara, sua participação no imaginário pede uma revolução interior e uma análise de si mesma. Apesar de sua imagem se tornar cada vez mais um produto kistch e de desejo consumista, sua história e expressão apoiam o vigor de uma nova geração latino-americana que pode sim, estar pautada na vida de grande mulheres de nosso continente.

  • 1947_India_Flag_3½_annas.jpg
    Selos indianos que contam a história do país desde a independência

    Outubro deste ano marcou a comemoração dos 140 anos da União Postal Global e os 240 dos Correios Indianos. Para comemorar a data, foram relançados vários selos com valor histórico e cultural para o povo indiano, principalmente, a partir da independência do país, em 1947.

  • lasar03.jpg
    Lasar Segall - estrangeiro de nós mesmos

    Lasar habitou o Brasil e nosso país passou a habitá-lo em tons de certa melancolia, em suas telas e paletas. Retratou a natureza do estrangeiro em terras tupiniquins; o nascimento de um povo que se urbanizou de forma desenfreada e inconsciente; as feições dos casais, das famílias, das mulheres e de onde viviam. Pintou, esculpiu, gravou da chegada dos imigrantes ao espaço rural; das famílias aos centros urbanos, do rosto triste da prostituta ao infeliz da imigrante.

  • aguardela.png
    A ebulição pós-vintage do Aguardela

    Com características híbridas marcantes, reunindo o passado e o presente do rock, grupo de mineiros que vive no Rio lança seu primeiro álbum.

  • No_Review-_Gael-Bernal-Garcia-_Chile-Oscar-Nominee.jpg
    No! - um filme sobre as faces de uma mesma moeda

    Filme chileno indicado ao Oscar 2013 como melhor película de língua estrangeira, muito mais do que um momento histórico, traz consigo um questionamento pertinente ao modelo político e econômico da América Latina: a liberdade conquistada nos anos 1980 seria de fato uma conquista social ou uma ilusão programada?

  • Coletivo Tem Morador - WarldCup.jpg
    Warld Cup - a guerra cotidiana no país do futebol

    Um grupo de fotógrafos e ativistas se juntam para realizar um trabalho fotográfico coletivo durante a Copa do Mundo no Brasil. O projeto "Warld Cup" buscou capturar momentos antagônicos à propagada festa social promovida pelo futebol por aqui. Com exposição marcada para o Parque das Ruínas, no Rio, o projeto já recebeu propostas de exibição em várias partes do mundo.

  • Batalha da ALERJ - RIO, 17 de junho, de 2103
    Sobre Domínio Público

    Na véspera da estreia do Brasil na Copa do Mundo, era exibido pela primeira vez, sob os Arcos da Lapa, o documentário mais contundente sobre as relações sociais e econômicas que deflagaram as manifestações de junho 2013. Habitação, segurança pública e envolvimento público-privado são as questões levantadas pelo Domínio Público, projeto apoiado por milhares de pessoas no Catarse.me e que agora, se revela um importante documento histórico e atual, uma espécie de "Zeitgeist" brasileiro, nas palavras de Pedro Salim. Nesse link, ele está disponível na íntegra para se ver, se pensar e se for o caso, compartilhar com aqueles que também têm dúvidas e certezas como todos nós!

  • garrincha.jpg
    Futebol é Arte

    Quem nunca escutou a expressão "futebol arte"? Entretanto, além das belezas com a bola nos pés, alguns artistas tocados pela pelota também colocaram o famoso esporte bretão em telas, esculturas e até nas ruas. Confira uma seleção histórica de obras em que a temática é o futebol.

  • Batalha da ALERJ - RIO, 17 de junho, de 2103
    O futebol como metáfora da luta cotidiana

    A rivalidade histórica entre Brasil e Argentina no futebol pode ser considerada uma atitude política ou uma forma de alienação? O futebol é algo a ser desconsiderado intelectualmente ou sua importância no imaginário social também revela metáforas geopolíticas? Para quem você deve torcer na Copa?

  • 1380502_10202357982734626_1959696203_n.jpg
    Stencil - um espelho que diz e não se apaga

    O stencil é uma técnica de comunicação urbana e anônima que traz ao cotidiano mensagens que muitas vezes, subvertem o status quo da sociedade. Entretanto, no Brasil, a técnica tem seu uso ligado à celebração de ícones relacionados à comunicação de massa, diferentemente, de sua utilização em outros países sul-americanos. Apesar disso, principalmente, após as manifestações de 2013, já é possível encontrar peças que evocam muito mais o diálogo do que a simples admiração.