amor fati

Alguém que diz sim

Renato Xavier

Escrever é a extensão do pensar.

  • pile-of-old-books (1).jpg
    De livros que mudam a vida

    Livros que mudam a vida são muitos e, por vezes, até os que ainda não lemos.

  • regina_case.jpg
    QUE HORAS ELE VOLTA?

    A reinterpretação da sociedade brasileira passa por um cinema forte. Um cinema capaz de contar novas histórias, de criar novas narrativas sobre o que fomos, o que somos e o nosso devir.

  • Madonna Sistina di Raffaello-2.jpg
    Herói ou bandido, eis a falsa questão

    Perdemos a inocência e ganhamos um tanto de bobagens da sociedade; aprofundamos a forma dualista de pensar; limitamos as escolhas e resumimos a vida em A ou B; extremos: certo ou errado, bonito ou feio e etc;

  • d3cbbc8c4c567365c167294d345e1f85 (1).jpg
    Conserve tudo o que não for seu
    Há alguns dias li, na parede de um banheiro público, a seguinte frase: “colabore com a limpeza do banheiro, afinal ele é SEU”. Existem várias frases com o mesmo intento: “este é o SEU banheiro, ajude-o a mantê-lo limpo” ou; “cuide do ...
  • Corrupt-Legislation-Vedder-Highsmith-detail-1.jpeg
    Corrupção: quem é a favor levante a mão

    Algumas vezes, ser contra a corrupção é simplesmente uma forma de se inserir em um determinado contexto social. Nas redes sociais, ser contra é reproduzir certa ‘formação de opinião’ imposta goela abaixo via compartilhamentos e frases de efeito. A pergunta que fica é: quem é a favor da corrupção? Até hoje não conheci sequer uma pessoa que tenha dito ser favorável. Portanto, a 'solução' para o problema não é tão simples quanto parece.

  • kafkaa.jpg
    Depois de Kafka, amiga Barata

    Depois de ler A metamorfose de Franz Kafka, é quase impossível se deparar com uma barata e simplesmente enxergá-la como um inseto asqueroso.

  • pawel-kuczynski-1.jpg
    Cristianismo e Ciência: relação umbilical

    Tanto o cristianismo quanto o projeto iluminista compartilham a ideia de que o mundo presente está subordinado ao mundo futuro, seja ao paraíso ou ao desenvolvimento linear e universal. A fonte moral que verificamos ao longo da história do pensamento não transcende os valores religiosos.

  • 1024px-Pieter_Bruegel_d._Ä._031.jpg
    O (re) sentimento como (re) ação política

    O ressentimento está presente em todos os campos da vida humana. Particularmente, a política é o principal campo para atuação do ressentido. Todavia, não criando novos valores, mas negando os já existentes - daí a ideia de (re) ação e (re) sentimento.

  • O-Guarda-Chuva-Azul.jpg
    O guarda-chuva azul

    De como um guarda-chuva pode significar muito mais do que um simples guarda-chuva. Os 15 segundos mais molhados da estória de um estudante de humanas.

Site Meter