amor fati

Alguém que diz sim

Renato Xavier

Escrever é a extensão do pensar.

O (re) sentimento como (re) ação política

O ressentimento está presente em todos os campos da vida humana. Particularmente, a política é o principal campo para atuação do ressentido. Todavia, não criando novos valores, mas negando os já existentes - daí a ideia de (re) ação e (re) sentimento.


800px-Pieter_Bruegel_the_Elder_-_Two_Chained_Monkeys_-_WGA3524.jpg

Em nosso dicionário, a palavra “ressentimento” indica “ação ou efeito de ressentir-se; recordação de uma afronta, acompanhada do desejo de vingança”. Para Nietzsche, o ressentimento é tal qual uma fraqueza do homem. No contexto em que o autor escreve, seria mais prudente falar em “rancor dos fracos” ou “moral dos pobres”, em oposição à “moral dos nobres”.

Ainda segundo Nietzsche, em sua obra a “Genealogia da Moral”, a busca pela vingança – gerada pelo ressentimento moral – torna-se criadora de valores cujo objetivo fim é tão somente alimentar um ódio imaginário.

Pieter_Bruegel_the_Elder_-_Portrait_of_an_Old_Woman_-_WGA3525.jpg

Falar em “moral dos pobres” e/ou “moral dos nobres” sem a devida contextualização da obra do Autor pode gerar desconfortos de toda a parte. Nesse sentido, “pobres” ou “nobres” devem ser entendidos a partir da Grécia Homérica – em um contexto de decadência do heroísmo aristocrático grego e ascendência da casta eclesiástica.

Cabe ainda ressaltar que a nobreza do herói grego está intimamente ligada a seu modo de vida. Em outras palavras, ser um guerreiro grego é, ao mesmo tempo, não se eximir da luta, independentemente do seu grau de dificuldade. Grosso modo, isso lhe garantiria o “título” de nobre ou, quiçá, de herói nos tempos homéricos.

1024px-Pieter_Bruegel_d._Ä._031.jpg

É possível dizer, portanto, que a atribuição de valores nobres, ou seja, valores da vida trágica da Grécia, tais quais, bom, belo, nobre, feliz e etc., é um movimento de autoafirmação e ação política. Em oposição, e conforme mencionado acima, a decadência dos valores gregos, paralelamente à ascensão da classe eclesiástica, fez surgir valores que negavam à vida grega, valores de oposição, portanto, de ressentimento.

O que era belo e bom passou a ser, na preeminência espiritual da classe sacerdotal, pobre, piedoso e sofrido. Nesse sentido, há uma inversão de valores e o surgimento do ressentimento como reação moral e política: negar “o outro” e transformar todos os seus princípios em valores religiosos.

* As obras são de Pieter Bruegel, respectivamente: Two Chained Monkeys 1562. Óleo sobre madeira;Portrait of an Old Woman cerca de 1564.. Óleo sobre madeira; Naval Battle in the Gulf of Napless cerca de 1558. Óleo sobre madeira.


Renato Xavier

Escrever é a extensão do pensar. .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Renato Xavier