animus movendi

Relativizando o movimento e o referencial

LuhanaSP

Palavras libertam sentimentos - movimento contínuo

Timeline - fast food de literatura

Mais do que simples tendência, a vanguarda representa a mudança de crenças experimentais no pensamento e na arte - Oswald de Andrade


tuiteratura folder.png

Exercitando a eloquência em 140 caracteres a twitteratura ou tuiteratura é um gênero literário desenvolvido na plataforma Twitter, uma manifestação cultural que traduz a modernidade líquida.

"A twiteratura é um espaço de liberdade, onde diferentes formas de expressão são possíveis", afirmou o ex-professor de literatura de Quebec e autor de twitteratura Jean-Yves Fréchette (@pierrepaulpleau). Em 2010, ele fundou com Jean-Michel Le Blanc (@centquarante), o Instituto de Twitteratura Comparada (ITC) Bordeaux-Quebec, para a promoção e estudo deste gênero. Tudo é tão rápido e imediato, sem deixar de ser intenso, vivo e conciso, a partir da essência extraída das palavras escritas (tecladas). Poeminuto, haicai, microconto, nanoconto, em caracteres reduzidos amplia-se a percepção literária dos espaçosos que utilizam 140 caracteres. Os verborrágicos de poucas palavras que sensibilizam as letras e expressam-se sem rodeios.

Citando Jan Skácel sobre a condição do poeta, que poderá estender-se ao escritor em geral: “escrever significa romper a muralha atrás da qual se esconde alguma coisa que sempre esteve lá”. Sempre estaremos preparados para produzirmos releituras.

O Oswald de Andrade e os microcontistas do século XXI seriam muito populares no twitter.O Carlos Drummond, quebraria o recorde de retweets com Cota Zero: Stop. A vida parou ou foi o automóvel? #Tuiteratura

Pela relevância e interesse de um crescente número de pessoas, a mostra #TUITERATURA, totalmente interativa, com a curadoria de Gizelle Zamboni(@gisellezamboni), está sendo realizada no SESC Santo Amaro, Rua Amador Bueno, 505.

tuiteratura1.png

tuiteratura2.png

Para participar com a sua criação literária:

participar.png


LuhanaSP

Palavras libertam sentimentos - movimento contínuo.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x2
Site Meter