animus movendi

Relativizando o movimento e o referencial

LuhanaSP

Palavras libertam sentimentos - movimento contínuo

Staatliches Bauhaus


Sem dúvida: a primeira escola de design do mundo

Uma escola vanguardista, entre 1919 e 1933, na Alemanha, firmou-se como uma das maiores expressões do Modernismo, associando artes plásticas e arquitetura – a consciência do design.

Bauhaus-3.jpg

O arquiteto alemão Walter Gropius, em 25 de Abril de 1919, fundou a Bauhaus com a união da Escola Superior de Belas-Artes e a Escola de Artes e Ofícios. Ele professava a teoria da obra de arte total, cuja síntese, de todas as artes, seria o design, tendo por principal patrocinadora a arquitetura.

Bauhaus – que significa “Casa de construção”- foi concebida numa época de crise econômica mundial e com isso, esboçou a necessidade de um novo estilo arquitetônico. A criação de bens de consumo de custos reduzidos e uma arquitetura funcional, mas, sem limitar-se por estes objetivos. A meta era criar conceitos funcionais com atributos artísticos.

O ano de 1928 marca a saída de Gropius da direção da Escola e sua substituição pelo arquiteto suíço Hannes Meyer, e, seguindo, em 1930, por Mies van der Rohe.

Bauhaus desfrutou da sua sede própria, na cidade de Dessau em 1925, porém, a propagação de uma criação livre e democrática encontrou limites impostos pelo nazismo e foi fechada em 1933.

Bauhaus_.jpg

Bauhaus_Poster.jpg

Bauhaus-4.jpg

Bauhaus-5.jpg

Bauhaus-6.jpg

Bauhaus-7.jpg

Bauhaus.jpg


LuhanaSP

Palavras libertam sentimentos - movimento contínuo.
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/design// @destaque, @obvious //LuhanaSP
Site Meter