Orquestra e juventude
NEOJIBA é um projeto que representa grandes possibilidades para jovens e crianças através da prática coletiva da música e uma proposta de desenvolvimento pleno de suas capacidades. Tem obtido ótimos resultados técnicos na formação de músicos das suas orquestras.
Um programa que proporciona com a gratuidade e excelência: boas ferramentas de ajuste social, instrumentos musicais para a prática orquestral, material pedagógico, ensino de prática e teoria musical dispensados por profissionais qualificados, auxílio transporte e lanche. Para os integrantes do Núcleo de Gestão e Formação são disponibilizadas bolsas.
NEOJIBA ©
Programa pioneiro no Brasil, gerido pelo Instituto Ação Social Pela Música – IASPM, o NEOJIBA é fundamentado no “El Sistema”, reconhecido programa venezuelano criado em 1975 e que hoje conta com mais de 350 mil jovens e crianças e mais de 180 orquestras em todo o país. O NEOJIBA conta com um Núcleo de Gestão e Formação Profissional - NGF, em funcionamento no Teatro Castro Alves, onde diariamente ensaiam suas principais orquestras, com integrantes entre 9 e 28 anos: a Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho (J2J), com cerca de 90 músicos e a Orquestra Castro Alves (OCA) com 80 integrantes. Além do funcionamento da Orquestra Pedagógica Experimental – OPE, que capacita músicos entre 7 e 15 anos em instrumentos de cordas e um coral com 40 jovens. Dispõe de três Núcleos de Prática Orquestral e Coral.
NEOJIBA ©
A Orquestra Juvenil da Bahia (Youth Orchestra of Bahia – YOBA), grupo formado pelos 100 melhores integrantes do NEOJIBA, foi a 1ª orquestra sinfônica juvenil do Brasil a se apresentar na Europa, no Queen Elizabeth Hall de Londres e no Centro Cultural de Belém em Lisboa. Entre realizações importantes, destacam-se concertos em salas de prestígio: uma apresentação com o pianista Lang Lang no Royal Festival Hall de Londres, concertos na Konzerthaus em Berlin e no Victoria Hall de Genebra, com Maria João Pires, na Sala São Paulo, teve como solista o violinista Shlomo Mintz.
NEOJIBA ©
Em 2013 foi lançado o “Bahia Orchestra Project”, com o foco na versatilidade e capacidade de integração dos jovens músicos do NEOJIBA, ampliando as possibilidades das apresentações, com a variedade de estilos, interpretações e mistura dos repertórios tradicional sinfônico e popular.
NEOJIBA ©