Anna Anjos

Anna Anjos é ilustradora e artista visual. Apaixonada por música, mitologia, folclore e antropologia cultural. | www.annaanjos.com

  • tapis2.jpg
    A arte otomana

    Durante o século 16, Istambul era considerada uma das maiores e mais ricas cidades do mundo. Devido a privilegiada localização do Império Otomano, uma grande variedade de influências foram absorvidas; artistas e comerciantes oriundos de diversas regiões garantiram a densa mistura etnocultural e o resultado foi uma das mais prolíficas produções artísticas de tradições islâmicas, turcas e européias.

  • 620b-bauta-macrame-silver.jpg
    A origem da máscara

    Desempenhando um fundamental papel histórico no entendimento sobre o que significa "ser humano", as máscaras permitiram a experiência da imaginação. Segundo o escritor e poeta mexicano Octavio Paz: "Enquanto estamos vivos, não podemos escapar de máscaras e nomes. Somos inseparáveis de nossas ficções – nossas feições".

  • 3368397450_d80c5c0dce_o.jpg
    O futuro retrô de Villemard

    Em 1910, o ilustrador francês Villemard criou a Utopia, uma série de postais nos quais retratou sua visão sobre como seria a vida cotidiana de Paris no ano 2000. Curiosamente, muitas de suas antevisões tornaram-se realidade, como os monotrilhos, a teleconferência, máquinas de guerra e a robótica.

  • Amphitheatrum_sapientiae_aeternae_-_The_cosmic_rose.png
    A alquimia

    Mistura de três correntes filosóficas (grega, misticismo oriental e tecnologia egípcia), o estudo milenar da alquimia buscou o Elixir da Longa Vida e a Pedra Filosofal. Os tratados obtiveram grande êxito na metalurgia, na produção de papiros, aparelhagem de laboratório e contribuíram com descobertas como o arsênico e o ácido clorídrico ― além da invenção do famoso "banho-maria".

  • Giovanni Boccaccio's book De claris mulieribus.jpg
    O Oriente dos viajantes medievais

    As narrativas das viagens medievais (conhecidas como mirabilia) tinham como fio condutor as experiências dos viajantes, que revelavam um mundo desconhecido e insólito, em que não se via apenas com os olhos, mas também com os olhos "da alma": a imaginação.

  • i002.jpg
    A Tapeçaria Bayeux

    Por volta de 1070, Odo, bispo de Bayeux e meio-irmão do duque da Normandia, encomendou a feitura de um bordado em linho para comemorar a vitória e a conquista normanda da Inglaterra. Com cerca de 70 metros de comprimento, a Tapeçaria Bayeux representa magnificamente diversas cenas cotidianas da nobreza de meados do século 11.

  • chapelle_rayonnante_cathedrale_bourges_1.jpg
    Os vitrais medievais

    Os primeiros vitrais medievais surgiram no século 10 em Catedrais da França e Alemanha. Coloridas e imensas, essas janelas adornadas eram verdadeiras Bíblias de luz, que revelavam a História Sagrada, a história dos homens e as verdades da fé.

  • 375px-Ubu-Jarry cópia.png
    Ubu Roi

    Prenunciadora do novo teatro do século 20, Ubu Roi ("Rei Ubu") é uma obra escrita por Alfred Jarry, que influenciaria decisivamente movimentos artísticos como o Dadaísmo, o Surrealismo e o Teatro do Absurdo.

  • 02.jpg
    As visões da Terra

    "The Earth from the air" é um projeto ousado do fotógrafo Yann Arthus-Bertrand, que valeu-se dos registros fotográficos para documentar as alterações humanas sobre o meio-ambiente.

  • 002.jpg
    O teatro Kathakali

    O Kathakali é uma das manifestações tradicionais de Kerala. A combinação de dança e teatro reúne com oponente expressividade personagens mitológicos do universo religioso indiano. Deuses, demônios e seres sobrenaturais entrelaçando-se na beleza entre forma e movimento.

  • faena.jpg
    O fileteado portenho

    Com forte referência no Art Nouveau e nas Iluminuras Medievais, o fileteado nasceu em Buenos Aires como elemento decorativo de carroças. Parte integrante da cultura portenha, ele está presente não apenas em ruas e praças, como também em tatuagens e campanhas publicitárias.

  • Tecela-TeardeTensaoDorsalcomFiosPre-tingidos_IlhadeFlores-SudesteAsiatico.jpg
    A invenção da roupa

    Durante o Paleolítico, através da manipulação de caules e plantas, o homem inventou uma das mais fantásticas descobertas da história: a roupa. Através do desenvolvimento milenar da confecção de fios compridos e resistentes a partir de caules e plantas, as roupas protegeram a humanidade em ambientes de extremo frio e tornaram-se uma poderosa ferramenta para a construção da identidade humana, ratificando valores e crenças perante os grupos sociais e provando que o vestuário é parte intrínseca de cada modo de vida.

  • 121200-004-96639C57-thumb-600x478-29480.jpg
    O livro das maravilhas do mundo

    Pioneiros na literatura de viagem, os relatos de Marco Polo em O Livro das Maravilhas viraram um best-seller em sua época. Foi o livro de cabeceira do genovês Cristóvão Colombo e de vários navegadores interessados em chegar ao Oriente. Com uma narrativa rica em detalhes e imaginação, a obra de Marco Polo não cativou apenas exploradores: sua descrição do palácio do imperador chinês inspirou o poema "Kubla Khan", de Samuel Coleridge e "As Cidades Invisíveis", de Ítalo Calvino.

  • SESI_5-JuliaMoraes.jpg
    Lampião e Lancelote

    "Lampião e Lancelote" é um livro escrito e ilustrado por Fernando Vilela e retrata o lendário encontro do famoso cangaceiro do sertão nordestino com um dos cavaleiros medievais da Távola-Redonda. Sua recente adaptação para o teatro foi realizada pelo escritor e compositor Braulio Tavares, que também participa da criação da trilha sonora em parceria com Zeca Baleiro.

  • ihj1.jpg
    A incrível jornada humana

    "The Incredible Human Journey" é um documentário da BBC, que relata a gigantesca saga da migração dos humanos vindos da África rumo a colonização de todo o planeta.