Ana Filipa Carvalho

Estudante de Belas-Artes apreciadora de todas as formas mágicas de Arte mas com um fraquinho enorme por música.

Edgar Martins - A Escuridão Fotográfica

Para Edgar Martins o que define a fotografia é " a incidência da luz no negativo. As minhas imagens nascem da escuridão". Vejam como.


Edgar Martins.jpgdd.png

Edgar Martins nasceu em Évora, Portugal em 1977. Cresceu em Macau na China, onde publicou o seu primeiro trabalho intitulado “ Mãe, deixa-me fazer o pino”. Entretanto mudou-se para Inglaterra onde vive e trabalha desde 1996. Estudou Fotografia e Belas Artes no London Institute e Royal College of Art. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, do Centro Português de Fotografia, da Fundação Ilídio Pinho, Fundação Oriente, Instituto de Estudos Europeus da China, Fundação Macau e o Arts Council entre 2000 e 2007.O seu trabalho está representado internacionalmente em coleções públicas e privadas de vários museus de topo.

O seu trabalho é pautado por espaços vazios onde a presença humana está excluída, casas, ruínas, pistas de aeroportos, estradas, praias desertas, armazéns fechados, interiores abandonados. Cenários e palco, por norma, fotografados á noite, ou não fosse a escuridão um dos seus elementos “figurativos” preferidos. Para o autor, o que define a fotografia é " a incidência da luz no negativo. As minhas imagens nascem da escuridão."

emartins03_g.jpg

Martins-The-Accident#7084D8G.jpg

Thumbnail image for 1_Edgar_Martins_ReluctantMonoliths.jpg

Para Edgar Martins " As ruínas ,os prédios, as casas representadas nas minhas imagens refletem os conceitos e as idiossincrasias humanas que nelas projetamos e às vezes impomos. É óbvio que no meu trabalho há uma abordagem específica à qual até podemos chamar estética, se quisermos, mas o que estou a tentar fazer é criar uma espécie de clareza, um ponto de vista a que Jacinto Lagueira (critico de arte e professor de estética) chamou de estética do vago. Trata-se de um ponto de vista neutro, a que se chega através da colocação da câmara à dimensão do olho. Sem utilizar planos diagonais ou de baixo para cima, procurando o plano mais frontal possível, que definirá depois a fotografia. Ou que criará a ilusão de transparência fotográfica."

Martins-The-Accident#DA50FC.jpg

5_Edgar_Martins_ReluctantMonoliths.jpg

news_20704_0.jpg

02_890_701.jpg

O seu primeiro livro, 'Black Holes & Other Inconsistencies' foi agraciado com o prémio Was Thames & Hudson e RCA Society Book Art Prize. Ganhou também o “The Jerwood Photography Award” em 2003. As monografias de Edgar chamadas ‘The Diminishing Present’ & ‘Approaches’ de Edgar Martins foram apresentadas em 2006. Percorreram Lisboa, Porto, Nova Iorque, Madrid… Na primavera de 2008 a Aperture Books lançou a mais completa monografia até á data de Edgar Martins. Este trabalho foi exibido internacionalmente em Portugal, Reino Unido, USA, Alemanha, Brasil, entre vários outros países, em instituições e museus como o MoMA, Centro Cultural de Belém, PS1, entre outros. Edgar Martins foi muito procurado, depois do Prémio Nova York Photography (Categoria Fine Art), em Maio de 2008. Em 2009 ele também foi agraciado com o Prêmio Terry O'Neil (Reino Unido) e com o prestigiado Prémio BES Photo aqui em Portugal. O prémio BES, no valor de 25 mil euros, foi entregue a Edgar Martins durante uma cerimónia no Museu Colecção Berardo, onde concorreu com os três finalistas - Edgar Martins, André Gomes e Luís Palma – e onde expuseram obras inéditas.Ele também foi premiado com uma bolsa na National Media Museum Fund (Reino Unido), na Sony World Photography Award (categoria de paisagem) e nomeado para Prémio Prix Pictet. Martins foi considerado por críticos de arte dos EUA como "um dos artistas mais influentes de sua geração, no meio da fotografia ".

Pessoalmente, trata-se de um fotógrafo fascinante...capaz de nos teletransportar para universos paralelos quase lunares, cósmicos...paraísos perdidos algures na imensa escuridão da sua imaginação prodigiosa com a câmara.

Uma das suas fotos foi usada na capa do álbum " The Cosmos Rocks " dos Queen + Paul Rodgers.

Thumbnail image for Edgar Martinsqueen.jpg . L_WhenLight_Page36.jpg

TheAccidentalTheorist32.jpg

Thumbnail image for 2_Edgar_Martins_ReluctantMonoliths.jpg

Todas as fotografias © Edgar Martins.

Para mais informações aqui está o site do artista -http://www.edgarmartins.com/


Ana Filipa Carvalho

Estudante de Belas-Artes apreciadora de todas as formas mágicas de Arte mas com um fraquinho enorme por música..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/// //Ana Filipa Carvalho