apaixonadamente curiosa

pela complexidade do óbvio

Mylanne Mendonça

Observando com interrogação. Vivendo com exclamação e sonhando com reticências!

Beetlejuice - os fantasmas 'nos' divertem

Beetle Juice foi o filme que lançou Tim Burton ao desafio Batmam, revelando uma estética que a partir dele se desenvolve com mais profundidade. Apresenta todos os elementos que se tornam marca registrada do diretor como foco no macabro, traços expressionistas na direção de arte, personagens bizarros e marcantes. Não foi atoa que o longa recebeu oscar de melhor maquiagem.


poster.jpg

A história é irreverente; um casal decide sair de férias e sofre um acidente no caminho. Quando voltam pra casa encontram o Manual para os recém-falecidos e percebem que estão mortos. Tudo ia bem até a casa ser vendida pra uma família tão bizarra quanto a situação dos Maitland, que não podendo sair da casa por 125 anos decidem assustar os novos moradores sob a consultoria de um exorcista com segundas intenções, o Beetlejuice. A partir daí a confusão se desenvolve, a comédia fica por conta das situações em que os fantasmas é que são assustados pelos vivos. A personagem que se destaca é Lydia, adolescente rebelde filha do casal que comprou a casa.

fantasmas.jpg

Apesar de ter sido lançado no final dos anos anos 80, mais precisamente em 1988, o filme se mantem atual. Quem o assiste hoje tem a mesma impressão de quem o assistiu na sessão da tarde há 20 anos atras. Embora não seja possível ignorar os efeitos especiais, o tipo de humor característico dos anos 80 e a juventude da atriz Winona Ryder, o figurino, maquiagem e arte são atuais, considerando a obra de Tim Burton. Destaque pra trilha sonora. A cena da coreografia no jantar fica gravada na mente como uma eterna lembrança. Humor - negro - descompromissado, e embora com atmosfera macabra, serve bem pra assistir com familia e marcou a infância e adolescência de uma geração.

winona.jpg

Desde o início do ano correm rumores de que Tim Burton estuda uma continuação do filme Beetlejuice e deverá estrelar Michael Keaton novamente. Em uma entrevista para a MTV, ele disse que sempre pensou o quanto o personagem é ótimo e divertido. “Então eu disse para o produtor Seth Grahame-Smith: ‘Se você tem alguma ideia, invista nela e então eu darei uma olhada’. No passado, eu tentei algumas coisas, mas foi há muito tempo. Ele parecia muito empolgado a respeito”. Além de Seth, outro produtor envolvido seria David Katzenberg que já havia declarado que o ator Michael Keaton topava viver o “Besouro-Suco” no cinema novamente.

Será? Beetlejuice! Beetlejuice! Beetlejuice!


Mylanne Mendonça

Observando com interrogação. Vivendo com exclamação e sonhando com reticências!.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/// @destaque, @obvious //Mylanne Mendonça