apaixonadamente curiosa

pela complexidade do óbvio

Mylanne Mendonça

Observando com interrogação. Vivendo com exclamação e sonhando com reticências!

Literatura versus Tráfego em Melbourne

Luzinterruptus realiza um trabalho criativo com luzes em ambiente urbano. Eles já fizeram impressionantes intervenções urbanas que estão sempre acontecendo em todo o mundo e uma delas chama a atenção pra beleza da literatura.


Luzinterruptus.3.jpg

Luzinterruptus é um coletivo de arte anônima formado por três artistas. O nome, que vem do latim e significa "luz interrompida", tem a ver com o método de trabalho e o que acontece com as lampadas logo depois de terem sido deixadas nas ruas. Apesar das obras parecerem mais complexas do que uma intervenção de arte em sentido clássico, a ideia por traz do trabalho é simples, atrair atenção através da luz em locais públicos para que possam ser compreendidas pelas pessoas que passam sem necessidade de instruções, além de chamar a atenção para coisas obvias que muitas vezes são esquecidas pela pressa das pessoas enquanto caminham pelas ruas.

Em junho eles foram para Melbourne realizar um trabalho em grande escala - a maior até agora - no Festival de Inverno. O tema do festival foi 'leitura' e a ideia foi recriar o Literatura versus Trafego que já havia sido realizado em Nova York em menor proporção.

Dez mil livros descartados por bibliotecas públicas por serem considerados obsoletos foram recolhidos e doados aos artistas pelo Exército da Salvação. O resultado foi um rio de livros transbordando pelas ruas e calçadas, roubando espaço do tráfego intenso na área simbolizando a tomada de controle das ruas pela literatura, conquistando o espaço público e oferecendo aos cidadãos um momento único em que a rotina e a pressa do dia-a-dia se rendem ao poder da palavra escrita. Na última noite, os visitantes puderam escolher os livros que os interessaram para levar pra casa e outros foram doados aos motoristas que passavam pelo local, que ficaram impressionados com o presente inusitado. No final do projeto, fica um questionamento sobre qual o critério adotado pelas bibliotecas para descartar os livros - alguns verdadeiros clássicos - que foram resgatados graças a um trabalho belíssimo e inovador.

Luzinterruptus.1.jpg

Luzinterruptus.2.jpg

Luzinterruptus.4.jpg

Luzinterruptus.5.jpg

Luzinterruptus.6.jpg

Luzinterruptus.7.jpeg

Luzinterruptus.8.jpg

Luzinterruptus.9.jpg

Luzinterruptus.10.jpg

Luzinterruptus.11.jpg

Luzinterruptus.12.jpg

Luzinterruptus.13.jpg

Luzinterruptus.14.jpg

Luzinterruptus.15.jpg

Luzinterruptus.16.jpg

Luzinterruptus.17.jpg

Luzinterruptus.18.jpg

Luzinterruptus.19.jpg

Luzinterruptus.20.jpg

Imagens: Gustavo Sanabria. Tempo da instalação: 30 dias. Danos: nenhum. Tempo de exposição: Um mês.


Mylanne Mendonça

Observando com interrogação. Vivendo com exclamação e sonhando com reticências!.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/// @destaque, @obvious //Mylanne Mendonça