apaixonadamente curiosa

pela complexidade do óbvio

Mylanne Mendonça

Observando com interrogação. Vivendo com exclamação e sonhando com reticências!

Memória da Rua por Nacho Ormaechea

A serie Memórias da Rua, obra do diretor e designer gráfico Nacho Ormaechea, nos faz pensar com essas colagens em fotos de pessoas aleatórias nas ruas de Paris. Um truque simples de photoshop revela outra imagem, misturando-os entre desconhecidos como se já fizessem parte do cenário.


photo © Nacho Ormaechea.1.jpg

Às vezes não nos damos conta do ambiente a nossa volta, não percebemos que as pessoas que passam por nós carregam uma infinidade de pensamentos, sentimentos, sensações. A tecnologia que nos mantém sempre conectados, pode ser a mesma que nos torna meros anônimos em movimento. Dividimos espaço com bilhões de pessoas no mundo e quase nunca paramos pra olhar em volta e saber se alguém pensa o mesmo que nós, se alguém sente a mesma alegria ou dor. Se cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é, a fotografia nos permite registrar e brincar com as imagens, criando um mundo além da nossa linguagem e nos permite enxergar as pessoas e imaginar o que nunca paramos pra descobrir.

photo © Nacho Ormaechea.2.jpg

Nacho Ormaechea, um designer gráfico espanhol com residência em Paris, explora a narrativa de transeuntes e até de si mesmo através de uma composição digital de fotografia e montagem gráfica. Ele mistura os princípios de ambos os campos para conduzir sua câmera. Cada peça é um novo conceito que um indivíduo desconhecido reflete em uma nova mensagem de Nacho. Um conjunto de técnica e improvisação. É tudo um pouco de hoje com sobras de ontem.

photo © Nacho Ormaechea.3.jpg

"Cada imagem vem de um sentimento, uma idéia que visa provocar uma reação dentro da mente do espectador. Esta reação é provável que seja diferente da minha, nutrindo-se de diferentes origens e histórias pessoais. Meus personagens, pessoas anônimas da rua, são espelhos que refletem meu estado de espírito, assim como o seu." Nacho Ormaechea

A história de Nacho que é contada ou do indivíduo desconhecido que é capturado? Só sabemos que é a transformação do corpo e da narrativa gráfica que cria uma conexão provocativa e um pouco familiar para todos nós.

photo © Nacho Ormaechea.4.jpg

photo © Nacho Ormaechea.5.jpg

photo © Nacho Ormaechea.6.jpg

photo © Nacho Ormaechea.7.jpg

photo © Nacho Ormaechea.8.jpg

photo © Nacho Ormaechea.9.jpg

photo © Nacho Ormaechea.10.jpg


Mylanne Mendonça

Observando com interrogação. Vivendo com exclamação e sonhando com reticências!.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/// @destaque, @obvious //Mylanne Mendonça