apaixonadamente curiosa

pela complexidade do óbvio

Mylanne Mendonça

Observando com interrogação. Vivendo com exclamação e sonhando com reticências!

Arte de matar

O que é a arte senão a expressão de um sentimento em relação a realidade? A arte é uma forma de externalizar os sentidos e através dela expressar uma visão de mundo.


Auto-retrato matando FHC.JPG Auto-retrato matando Fernando Henrique Cardoso 2005

O artista plástico Gil Vicente causou polêmica com sua série de desenhos em carvão Inimigos. Gil demonstra através de auto-retratos sua revolta contra líderes mundiais como os ex-presidentes brasileiros Luiz Inácio da Silva e Fernando Henrique Cardoso, o ex-presidente americano George W. Bush, o papa Bento XVI e até a Rainha Elizabeth II da Inglaterra. A polêmica gira em torno da acusação de apologia ao crime ou incentivo a violência.

Auto-retrato matando Lula.JPG Auto-retrato matando Lula 2005

Não é nenhuma novidade obras de arte serem condenadas por subversão, desde Gustave Flaubert que teve que defender nos tribunais seu escandaloso romance Madame Bovary até os artistas das ruas e seu grafite (não confundir com pichação).

Auto-retrato matando Bento XVI.JPG Auto-retrato matando Bento XVI 2005

A questão que levanto é a defesa da a arte pela arte, desprovida de compromisso moral, religioso, político ou filosófico a não ser como motivação e intenção. Nesse sentido Gil Vicente é tão culpado quanto qualquer um de nós que conseguimos nos imaginar nas situações retratadas nas imagens, sendo ele apenas responsável por expressa-las graficamente e expor ao mundo os nossos próprios questionamentos. Se a vida tenta imitar a arte em sua beleza, vamos permitir que a arte se utilize de personalidades ou fatos reais na exposição de uma angústia real e que seu fim seja a reflexão.

Auto-retrato matando Elizabeth II.JPG Auto-retrato matando Elizabeth II 2005

Considero como objetivo da arte refletir no olhar do público a compreensão e julgamento de uma obra atravez dos mesmos valores e sentimentos que guiam o artista a cria-la. Gil Vicente, Gustave Flaubert, entre outros artistas foram sinceros na sua composição e do que pretendiam despertar nas pessoas, acusados por uma moral que teme não que a vida imite a arte, mas que a arte expresse a vida.

Auto-retrato matando Kofi Annan.JPG Auto-retrato matando Kofi Annan 2005

http://www.gilvicente.com.br


Mylanne Mendonça

Observando com interrogação. Vivendo com exclamação e sonhando com reticências!.
Saiba como escrever na obvious.
version 4/s/// @destaque, @obvious, eros //Mylanne Mendonça