apaixonadamente curiosa

pela complexidade do óbvio

Mylanne Mendonça

Observando com interrogação. Vivendo com exclamação e sonhando com reticências!

Engenheiro de pouca vogal

Vocalista, guitarrista, pianista, baixista, arquiteto e escritor: um artista completo chamado Humberto Gessinger


humberto gessinger.2.jpg

Vocalista, guitarrista, pianista, baixista, arquiteto e escritor. Lider do Engenheiros do Hawaii e Cidadão Quem desde final dos anos 80, em 2008 deixou de lado as duas bandas pra se dedicar a um novo projeto. Então oito canções em arranjos eletro-acústicos dão origem ao Pouca Vogal, que no ano seguinte virou um DVD ao vivo gravado em Porto Alegre com músicas inéditas e grandes sucessos das duas outras bandas. Rumores sugeriram de que iria retomar o trabalho dos engenheiros em 2012 - que já foi especulado também no início de 2010 - mas até agora não há nenhuma novidade a respeito. Ainda em 2008, Gessinger recebeu um convite da Editora Belas-Letras para escrever um livro sobre o Grêmio para a coleção Meu Time do Coração. Um ano depois outro convite, dessa vez para falar sobre o Engenheiros do Hawaii, gerando a obra Pra Ser Sincero e de la pra ca publicou mais 3 livros, sendo o último Nas Entrelinhas do Horizonte baseado nos 'posts' de seu blog onde publica com pontualidade neurótica toda semana - no exato momento em que a segunda vira terça - textos sobre os mais inusitados assuntos: de superexposição na mídia até tecnologia digital no dia-a-dia.

humberto gessinger.jpg

Cursou Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Não terminou, mas manteve a característica formalista de arquiteto, fazendo tudo com sua marca pessoal, com influencias, mas com a originalidade de quem nunca fez cover de outros artistas. Com uma sensibilidade e inteligencia, consegue criar letras e melodias inspiradas nos mais variados assuntos. A literatura, por exemplo, sempre esteve presente em seu trabalho e está ligada aos seus maiores sucessos. Um dos capítulos de O Homem Revoltado, de Albert Camus, serviu de inspiração para “A Revolta dos Dândis”, do álbum homônimo, de 1987. Já O Exército de Um Homem Só, de Moacyr Scliar, batizou a canção de mesmo nome do CD O Papa é Pop, de 1990. Do álbum Dançando no Campo Minado, de 2003, a canção “Dom Quixote” fazia referência à obra-prima de Miguel de Cervantes. “Depois de maduro, o livro que mais me impactou foi o Grande Sertão: Veredas.

gessinger.jpg

Acompanhando textos em seu blog percebemos uma regularidade e organização, até no fato de postar apenas nas terças, assim como seus vídeos na twittcam religiosamento todo dia 11 de cada mês, mas ser metódico é uma característica que ele reconhece, embora tenha um conceito de que disciplina é estar disponível a qualquer hora e em qualquer lugar. Dessa disponibilidade vemos textos escritos na sala de espera de aeroportos, em madrugadas de insonia em quartos de hotéis e sua inspiração parece vir de onde menos se espera; algo que lê ou que vê na tv, detalhes do dia-a-dia que ganham significado nas suas palavras rápidas e certeiras. Humberto sabe como ninguém usar as palavras e as usa na construção de frases que chocam, que entorpecem e fazem pensar. Um letrista que não perde em nada para grandes como Renato Russo e Cazuza. Apesar de ser notável a riqueza de seu trabalho, está acostumado com críticas e sentimentos que vão do amor ao ódio. Talvez por seu jeito reservado que diz ser uma característica de sua personalidade desde moleque. Quem não gosta deve ter seus motivos, mas quem gosta sabe apreciar o que a boa música brasileira pode oferecer.

Música Somos Quem Podemos Ser, lançada inicialmente como Engenheiros do Hawaii e regravada ao lado de Duca Leindecker pela banda Pouca Vogal.


Mylanne Mendonça

Observando com interrogação. Vivendo com exclamação e sonhando com reticências!.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/// @destaque, @obvious //Mylanne Mendonça