Felippe Fiori

Prefere entender um pouco de tudo, do que tudo de um pouco.

a grata surpresa de conhecer Asa

Sabe quando você gostaria que todo mundo ouvisse uma música que é muito boa? É o que eu te desejo quando apresento Asa.


fotoasacapa.jpg

Bukola Elemide, este é o verdadeiro nome da cantora franco-africana Asa (pronúncia: Asha), filha de pais nigerianos, a garota nascida em Paris voltou para Nigéria aos 2 anos de idade, e 20 anos depois retornaria para França com o objetivo de dar inicio a sua carreira artística.

A cantora prefere utilizar o idioma Inglês, com alguns toques de Iorubá, que é uma língua proveniente do sul do Saara. Além do mais, segundo sua própria biografia, possui um estilo que funde: pop, R&B, world, soul, funk e reggae.

São dois álbuns lançados até o momento: Asa (2007) e Beautiful Imperfection (2010). No primeiro álbum é o momento que Asa brilha e encanta, a música mais destacada do mesmo, sem dúvidas, é Jailer, que faz um tipo de analogia social entre um carcereiro e um prisioneiro, segue trecho:

I'm in chains you're in chains too Eu estou acorrentada, e você está acorrentado também I wear uniforms and, you wear uniforms too Eu uso uniformes, e você usa uniformes também I'm a prisoner, you're a prisoner too Sou uma prisioneira, e você é um prisioneiro também Mr Jailer Sr. Carcereiro

Outro destaque fica por conta da música Fire on the Mountain, também do disco Asa (2007), que claramente é uma critica de como o mundo está desmoronando na frente dos nossos olhos e apenas convivemos com isto.

I wake up in the morning... tell you what I see on my TV screen; Eu acordei de manhã... Me diga você o que tem para ver na minha TV; I see the blood of an innocent child, and everybody's watching. Eu vejo o sangue de uma criança inocente, E todo mundo está assistindo.

asa4.jpg

Em seu segundo disco, com um toque mais Pop do que Soul, Asa desenvolve músicas mais dançantes e brandas, que são muitas mais aceitas pelo grande público e mais fáceis de trabalhar comercialmente, como por exemplo a música May Be. Porém neste mesmo disco ainda existem musicas marcantes, principalmente “The way I feel”. Uma música pesada, marcante e reflexiva.

I feel like we're not angry enough Eu sinto que não estamos com raiva o suficiente. That while we wait, time's ticking away Enquanto esperamos, o tempo está passando. I feel there's gonna be an explosion Eu sinto que haverá uma explosão.

Em um mundo inundando de composições pífias, Asa é um respiro neste mar de inutilidade musical. Espero contribuir para que a musica e, principalmente, a mensagem que ela canta se espalhe entre aqueles que ainda gostam de escutar uma boa música com conteúdo.


Felippe Fiori

Prefere entender um pouco de tudo, do que tudo de um pouco. .
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/musica// @destaque, @hplounge, @hp, @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //Felippe Fiori