Felippe Fiori

Prefere entender um pouco de tudo, do que tudo de um pouco.

Bossa Nova com Metal

Ser agridoce na medida certa é o que a banda Huaska propõe através de suas músicas. O arranjador de Tom Jobim e a Elza Soares compraram esta ideia. Já imaginou escutar Trem das Onze deste jeito?


huaskacover.jpg

Para quem gosta de comida agridoce, sabe que o segredo é a mistura de sabores na medida certa, se ficar muito doce ou muito amargo perde-se todo encantado daquele sabor mesclado e único. Este tipo de comida não é para todos, é para quem gosta de algo mais gourmet, diferenciado.

Huaska é exatamente isto! Uma mistura de Metal com Bossa Nova, mas de uma maneira que não fica tão doce quanto a Bossa, e nem tão amargo quanto o Metal. Não é uma música para todo mundo, até porque nem todos tem ouvidos gourmet, mas para quem gosta de experimentar algo diferente é um prato cheio.

huaskabanda.jpg

A banda já tem mais de dez anos de estrada, são três CD`s e um EP lançados neste percorrer dos anos. Obviamente eles foram se maturando ao passar do tempo. No ultimo CD é quando Huaska se apresenta de forma muito profissional, com um som de extrema qualidade e, digamos, “no ponto”.

Tanto é que no ultimo trabalho, intitulado Samba no Preto, Eumir Deodato, conhecido por ter sido arranjador do Tom Jobim e ter trabalhado com Frank Sinatra, e a madrinha da banda, Elza Soares, participam e colaboram do projeto de produção deste disco. A música “Samba de Preto (part. Elza Soares)” sem dúvida é a música, de autoria própria, mais destacada da banda. Você pode conferir o clipe, de nível profissional, abaixo:

A banda é séria, e se você viu o clipe percebeu isto, não é uma epifania de jovens de fazer algo diferente, é um projeto estruturado e com objetivo.

Mas não é só isto! Huaska tem a proposta de regravar músicas da nossa Bossa da forma deles, nesta onda entraram o Adoniran Barbosa e o maestro Tom Jobim, ambos com as regravações das respectivas músicas Trem das Onze e Chega de Saudade. Aposto que você já deve ter escutado pelo menos, umas 10 versões de cada uma destas músicas, mas nunca com uma entonação Bossa Metal, vale conferir. Detalhe para Chega de Saudade que é ao vivo.

Chega de Saudade

Trem das Onze

Huaska é brasileiro, eu diria brasileiríssimo, a grande maioria das bandas independentes de Metal tem nome em inglês, cantam em inglês, falam em inglês entre si. Eles não! Propuseram algo nacional, algo que dá louvor a língua portuguesa, que valoriza a cultura de ouro deste país, inclusive depois do meio do ano irão fazer uma turnê europeia para divulgar a nossa MPB (Música Pesada Brasileira). Você pode até escutar e não gostar, mas no mínimo tem que respeita-los.

Mas se gostou... No site da Banda é possível fazer download do CD gratuitamente, clique aqui. E clique aqui para visitar a pagina deles no Facebook.


Felippe Fiori

Prefere entender um pouco de tudo, do que tudo de um pouco. .
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/musica// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Felippe Fiori