ariane feijó

Em busca de pequenas grandes ideias.

Ariane Feijó

Café em Londres cobra pelo tempo e não pelo consumo

Já existe um café que valoriza mais o seu tempo do que o seu dinheiro. O que pode ser mais legal do que isso?


coffice3.jpg

Viva a economia social e a possibilidade de nosso tempo ser encarado com tanto valor quanto o nosso dinheiro! Pelo menos em Londres, isso já é possível. Lá, chegar em um café e comer e beber de graça tornou-se realidade no Ziferblat, uma pequena rede de cafeterias russa situada no leste da cidade (388 Old Street).

O café intitula-se como “uma rede social da vida real” e embora não cobre pelo consumo, cobra pelo tempo que as pessoas permanecem lá dentro. O preço? três centavos de libra (3p) por minuto.

coffice1.jpg

Ziferblat significa a face do relógio em russo e alemão (Zifferblatt). A ideia neste local é que os clientes peguem um relógio com alarme no balcão assim que chegam e registrem a hora de entrada. Ao sair, apresentam o relógio a um atendente e pagam pelo tempo que lá estiveram.

À disposição de quem utiliza o café estão biscoitos, frutas e vegetais. As pessoas podem cozinhar os seus próprios alimentos na cozinha, servir-se numa máquina de café profissional ou pedir que algum funcionário o faça para si.

coffice5.jpg

Podem, ainda, lavar a sua louça após comer, ou deixá-la na pia – muito embora boa parte dos clientes prefira lavar, o que poderá chocar alguns brasileiros que lerem esta notícia… Também há um piano disponível para quem quiser tocar.

O proprietário Ivan Mitin diz que já há alguns clientes frequentes, sendo que o espaço abriu em janeiro. Embora a rede já possua dez lojas na Rússia, ele acredita que os londrinos estejam mais preparados para este modelo, por já viverem intensamente o trabalho remoto, em modelo “coffice”, uma mistura de café com escritório. Por essa razão, explica, os clientes entenderam imediatamente o conceito.

Publiquei esta novidade originalmente aqui.

Imagens: Ziferblat


version 2/s/recortes// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Ariane Feijó