Catedral? Basílica? Capela? Santuário?
Catedral de Cristo Luz em Oakland, USA
Basílica de São Pedro, Catedral Notre-Dame de Reims, Capela Sistina, Santuário de Fátima, Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar... O que difere estes edifícios para que tenham tais denominações?
No ano 313 o Tetrarca de Roma, Constantino I emitiu o Edito de Milão tolerando religiões pagãs, entre elas o Cristianismo. Até então os cultos Cristãos eram proibidos sendo feitos em catacumbas e em casas adaptadas, tais templos quando descobertos eram confiscados e os fieis que não renunciassem ao paganismo eram mortos. Porém estes reagiam de forma serena a morte, trazendo interesse a quem assistia às execuções. O crescimento da doutrina, ganhou força a partir 313, e espaços maiores fizeram-se necessários.
A construção chamada de Basílica - a casa do Basileu - passa a ser adaptada aos cultos católicos, estes até então eram utilizadas como mercado público e como auditório para audiências públicas por exemplo. Sendo assim as Igrejas deste período denominado paleo-cristão são intituladas como Basílicas. Ao longo dos séculos a arquitetura destes templos sofreu inovações graças as mudanças no uso e na evolução de técnicas construtivas, e obviamente a palavra "basílica" entrou em desuso. Hoje tal denominação é um título emitido a uma Igreja com características específicas.
Basílica da Divina Misericórdia em Cracóvia, Polônia
A denominação ou o título "Santuário" é atribuído a Igrejas ligadas a peregrinação. Romeiros deslocam-se para o Santuário para manifestar sua fé. As romarias são citadas na Bíblia em várias ocasiões, além disso muitas religiões mostram as viagens como elementos fundamentais para o crescimento humano.
Santuário de Nossa Senhora Aparecida em Aparecida do Norte, Brasil
Na Igreja Católica cada paróquia é formada de igrejas que possuem uma Igreja Matriz que lá encontra-se o pároco ou administrador da paróquia, estas paróquias estão dentro de uma Diocese sob a responsabilidade de um Bispo diocesano, uma Igreja abriga a cátedra - a cadeira do Bispo - sendo denominada Catedral. A presença de Catedrais não é exclusividade do catolicismo, a maioria das religiões Cristãs possuem tal denominação.
Igrejas são espaços públicos, porém em alguns casos elas fazem parte de algum tipo de complexo, como um colégio, um quartel, um presídio, um mosteiro, etc. Nestas casos ela é chamada de Capela.
Mosteiro, Abadia e Convento não são templos e sim edificações que abrigam comunidades monásticas.
Complexo de Mosteiros Metéora - Mosteiro Santíssima Trindade, Grécia
Sinagoga é templo Judaico e Mesquita é templo muçulmano.
Mesquita de Yeşilvadi em Istanbul, Turquia