arquitetura do sagrado

quando a forma segue o significado e a beleza é uma função.

Eduardo Faust

Arquiteto e Urbanista, graduado pela UFSC e pós-graduado em Arquitetura Sacra pela FAJE.
Sócio fundador do escritório FAUST arquitetura em 2005, com obras em 6 estados em mais de 20 cidades. Estruturado em linha autoral, busca a conexão dos elementos arquitetônicos vernaculares com a pluralidade da pós-modernidade.

O Colossal Buda de Leshan

Iniciado em 713, o Buda de Leshan, com 71 metros, foi por treze séculos a maior escultura do mundo.


leshan-emeishan-china-1492.jpg

Iniciada no ano de 713 [dinastia Tang] pelo Monge Budista Haitong [Mosteiro Lingyun], a colossal escultura foi construída para proteger os barcos que por muitas vezes naufragavam na travessia dos rios Dadu Hé e Min Hé.

1.jpg Leshan (1)2.jpg LeshanBuddha_uxga2.jpg LeshanBuddha_uxga.jpg

Conhecido como Dafo, o grande Buda de Leshan foi finalizado pelos monges Zang Chou e Wei Gao em 803 [dinastia Dezong]. A posição [sentado com as mãos apoiadas sobre os joelhos], os pés descalços, as orelhas caídas e os cabelos arranjados em espiral, simbolizam o Buda que aparecerá para pregar o Dharma quando os ensinamentos estiverem completamente esquecidos, intitulado Buda Maitreya.

leshan2 (1).jpg leshan2.jpg leshan_giant_buddha__sichuan___chinaweb.jpg

Com 71 metros de altura e 28 metros de largura [ombros], sua magnitude é tamanha que Dafo foi a maior estátua do mundo até 1967 [ano da construção da estátua Pátria Mãe na Ucrânia]. Valas de drenagem escondidas no cabelo, no colar, no peito, e furos na parte de trás das orelhas minimizam os efeitos da erosão e de intemperes.

Buda de Leshan ALTURA.jpg leshan.jpg Leshan-Buddha-foot-rduta2.jpg leshan-queue.jpg

Durante as guerras no final da dinastia Yuan (1279-1368), a grande estrutura de madeira de 13 andares [construída para proteger da erosão], foi destruída porem ao contrário da triste história dos Budas de Bamiyan, a escultura foi poupada.

leshan043.jpg leshan08web.jpg

Navegue pelo Buda de Leshan


Eduardo Faust

Arquiteto e Urbanista, graduado pela UFSC e pós-graduado em Arquitetura Sacra pela FAJE. Sócio fundador do escritório FAUST arquitetura em 2005, com obras em 6 estados em mais de 20 cidades. Estruturado em linha autoral, busca a conexão dos elementos arquitetônicos vernaculares com a pluralidade da pós-modernidade. .
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/arquitetura// @destaque, @obvious //Eduardo Faust