arquitetura do sagrado

quando a forma segue o significado e a beleza é uma função.

Eduardo Faust

Arquiteto e Urbanista, graduado pela UFSC e pós-graduado em Arquitetura Sacra pela FAJE.
Sócio fundador do escritório FAUST arquitetura em 2005, com obras em 6 estados em mais de 20 cidades. Estruturado em linha autoral, busca a conexão dos elementos arquitetônicos vernaculares com a pluralidade da pós-modernidade.

Uma escada para o reino dos céus

A crença na busca do reino dos céus - Uma das canções mais populares da história - o surrealismo e seus absurdos. Simbologia e referências não faltaram para o artista neozelandês David McCracken.


stairs-1William Patino.jpgFoto William Patino

A obra surreal do artista David McCracken remete a universal crença do desejo do reino dos céus. Intitulado Diminish and Ascend o monumento intervêm na paisagem urbana da praia de Bondi, na região metropolitana de Sidney.

De forma simples o monumento possui um forte e amplo valor simbólico. Jacó em Gênesis 28:12 sonha: "eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela", também em Gênesis o homem tenta tocar o céu com a construção da Torre de Babel. Na mitologia Nórdica uma ponte é chamada de Bifröst, que liga Midgård (terra dos homens) a Asgård (terra dos deuses). Construções sacras como pirâmides Maias e Minaretes Islâmicos também inspiram tal leitura.

A cultura popular também é contemplada no monumento, no clássico Stairway to Heaven Robert Plant escreve: "...did you know your stairway lies on the whispering wind?". Inúmeras ilustrações anônimas são facilmente encontradas na web com tal inspiração.

great-mosque-samarra-iraq.jpgMinarete da Mesquita de Samarra no Iraque

stairs-2Leighton Wallis.jpgLeighton Wallis

stairs-3Paul Davis.jpgPaul Davis

JacobsLaddertoHeaven.jpgSonho de Jacó, 1925

stairs-4Matthew Perkins.jpgMatthew Perkins

Stairway-To-Heaven-god-the-creator-10347408-1024-768.jpgIlustração anônima

Stair-5 - david mccracken diminish and ascend - Andy Chan.jpgAndy Chan


Eduardo Faust

Arquiteto e Urbanista, graduado pela UFSC e pós-graduado em Arquitetura Sacra pela FAJE. Sócio fundador do escritório FAUST arquitetura em 2005, com obras em 6 estados em mais de 20 cidades. Estruturado em linha autoral, busca a conexão dos elementos arquitetônicos vernaculares com a pluralidade da pós-modernidade. .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/// @destaque, @obvious //Eduardo Faust