arquitexturas musicais e a vida...

Quando os sons que permeiam a vida arquitetam nossa forma de ser

Edgard Georges

Arquiteto e urbanista, adicto musical.

Gosto da incisividade, não no sentido ferino, mas no encarar a realidade da metrópole como única possibilidade da melhoria urbana e social.

A LUZ SEMPRE PRESENTE

Espaço urbano, ocupação do mesmo e luz: elementos fundamentais do viver e conviver, vida em sua acepção mais intensa. Elemento ou equipamento urbano que democratiza o espaço e a cidade.


Sempre tive um encantamento por luminárias, provavelmente desde criança.

IMG_5970.JPG

Vivo refletindo sobre isso, e claro, tenho umas teorias a respeito que explicariam esse gosto. São especulações de alguém que não tem a pretensão da análise psicológica elaborada. Aliás, creio que a base do motivo seja bem simples até, e que ainda suscita minha curiosidade por este veio de luz.

É possível que tenha sido aquelas árvores “reais” (afinal, tenho que ressaltar isso, em nosso mundo cada vez mais virtual), todas envoltas com aquelas lâmpadas brancas e pequenas, de época natalina! Pois é... mas isso é apenas uma alegoria pessoal, talvez seja por aí meu gosto...

trio.jpg

Discretas, abrindo espaços ou emoldurando um cenário, imponentes querendo protagonizar a cena, ou mesmo uma simples lanterna que indicam possibilidades, situando o elemento humano num contexto onde a opressão poderia imperar!

quatrio.jpg

Elas podem querer disputar espaços com palácios, a urbe em si - sempre dependerá de como e por que ângulo se vê. E não importa se são luminárias ou lanternas, o espaço urbano é democrático. Marcar um caminho talvez, quando o peso dos céus muda repentinamente a luz do dia?

cinctrio.jpg

Não exclusivistas, elas iluminam e encaminham carros, bondes, metrôs... e avivam em nós, aonde estejamos, que a possibilidade é plena, real, não artificial.

Duo.jpg

Lembrar da transição do dia para a noite, o momento único em que a luz do Sol que se vai e é a própria energia e luminosidade, e por um átimo, alimenta o artefato humano!

IMG_6174.JPG

As luminárias, as lanternas, postes de luz, e tantas outras variações... a luz nunca ausente, enquanto acreditarmos.

Todas as fotos de autoria de Edgard Georges El Khouri copyright ®elkhouri


Edgard Georges

Arquiteto e urbanista, adicto musical. Gosto da incisividade, não no sentido ferino, mas no encarar a realidade da metrópole como única possibilidade da melhoria urbana e social..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/design// //Edgard Georges