artefacto artefoto

O olhar perplexo de um Poeta diante da Vida

João Carlos Figueiredo

Um escritor, uma câmera: palavras ilustradas pela vivência cotidiana, cenários explicados pela expressão da alma... Artefacto servindo ao poeta: Arte e Foto num sincretismo que se entrelaça nas relações deste escritor com o mundo que o rodeia e perverte...

  • IMG_20201227_155726.jpg
    Impeachment já: o Silêncio dos Idiotas

    Por que o Messias ainda se mantém no poder? Quais são as forças que persistem em apoiar o pior líder mundial da História recente? Até quando a sociedade permanecerá calada? Como evitar a tragédia anunciada pela tempestade que se avizinha no horizonte da Nação Brasileira?

  • Bolsonaro doido.jpg
    Crimes contra a Humanidade

    Diante da loucura total exposta pela pandemia mundial, não há como não destacar psicopatas, como TRUMP e BOLSONARO, e "suas contribuições" pelo estado de calamidade pública dos países governados por estes seres irresponsáveis, arrogantes, fascistas, aloprados e (pasmem!) irônicos com a tragédia que se abate contra a VIDA humana nesses países.

  • troglodita.jpeg
    A maior democracia do mundo

    Diante dos olhares do mundo, dois mitos foram demolidos: TRUMP é uma FARSA, assim como seu país não é a "maior democracia do mundo". A invasão do Capitólio por bárbaros contemporâneos jogou por terra a farsa da Democracia norte-americana... Depois das cenas que chocaram o mundo, cabe-nos desvendar a cortina da hipocrisia do povo americano.

  • Imoralidade de rebanho.jpg
    "Moralidade de Rebanho"

    “Chefe, o Brasil está quebrado, chefe. Eu não consigo fazer nada. Eu queria mexer na tabela do imposto de renda. Teve esse vírus potencializado pela mídia que nós temos aí. Essa mídia sem caráter” - palavras do energúmeno governante desse país de mequetrefes a seus apoiadores fascistas.

  • IMG_20201104_183450.jpg
    O DILEMA DE BOLSONARO

    Diante da provável eleição de Joe Biden, o que restará ao "MITO" senão o amargo sabor da derrota? Como a "diplomacia" brasileira, nas mãos sujas de Ernesto Araújo, reagirá a essa inevitável derrota? E os EUA, como se comportarão à perda de seu próprio "MITO"?

  • IMG_20201027_180925.jpg
    Convicções Essenciais

    Quais são suas Convicções Essenciais? O que justifica a sua existência nesse mundo? Qual seria seu epitáfio para assegurar que sua vida terá valido a pena?

  • Vai passar.jpg
    O Bloco dos Aloprados

    Bostossauro está conseguindo aniquilar 21 anos de lutas pela Democracia durante o regime militar, e 32 anos de tentativas de preservar a Constituição Federal de 1988, Carta Magna que assegura que o BRASIL é um país democrático e civilizado, e não um manicômio depravado. Seus blocos de aloprados se alternam nas tentativas radicais de desestabilização institucional, apoiados pelas alas dessa pantomima grotesca e inexplicável...

  • DSCN7348.jpg
    Pandemia

    Palavras doem como um parto, quando oprimidas pelos versos, pelas rimas, pelo ritmo... saem apertadas na imensidão dos dicionários que se ocultam na alma dos poetas... esgueiram-se pelas esquinas de seu pensamento, buscando a frase perfeita, a expressão única e absoluta do sentimento inescrutável... por fim, tal como a erupção de um vulcão extinto, explodem absolutas na imensidão da dor do parto, e se perdem, para sempre em um simples verso, tão denso que poucos haverão de compreender... e, ao nascer, fenecem... extinguem-se em si mesmas, sem revelar aos incautos leitores, seu significado verdadeiro...

  • Bolsonarianos.jpg
    República Bolsonariana do Alentejo

    Estamos em uma encruzilhada: ou nos livramos dessas figuras primitivas e nefastas (enquanto é tempo), ou veremos nossas liberdades democráticas se esvaírem em fogo pela transformação do Brasil em uma República Bolsonariana diante de nossos olhos... as milícias já estão sendo formadas: mudanças na legislação que legalizam porte de armas, permitindo a compra de até quatro armas por cidadão e para cada moradia que possua, e adquirir até duzentas munições por ano para cada arma de fogo.

  • CYMERA_20140323_180354.jpg
    Os delírios de um mentecapto

    Não se muda a Nação sem transformar profundamente a alma de seu Povo...

  • DSCN0697.jpg
    Eutanásia

    Esse texto foi publicado em formato e-Book pela Amazon, no final de 2019, e narra uma situação hipotética de uma personagem fictícia, cujo nome é Rúben, que, imobilizado em um leito de UTI, reconstrói sua vida a partir de lembranças desconexas e sem uma ordem temporal, experiências de post mortem em que sua "alma" ou "espírito" se desprende do corpo físico e "navega na imensidão do universo", trazendo-lhe reflexões acerca do significado da vida.

  • 903F21CE-B3B4-4455-A956-49B393D8EB4F.jpeg
    A responsabilidade do voto

    Não há como se eximir de suas escolhas. Ao votar em um candidato cada eleitor está assinando um termo de compromisso com as propostas e ideias desse candidato, incluindo sua ideologia e seus atos pregressos. Ao escolher Bolsonaro, os brasileiros aceitaram seu comportamento radical, seus preconceitos, seus ídolos de barro e, principalmente, sua pequenez intelectual. Se o STF - Supremo Tribunal Federal não impedir esse fascista de governar, iremos, inevitavelmente, para um golpe de extrema direita! Impeachment já!

  • Caleidoscópio.jpg
    Caleidoscópio da Vida... "e daí?"

    A mídia distorce os fatos quando atende aos interesses de seus patrões. Para que os meios de comunicação sejam independentes é necessário que tais interesses não sejam conflitantes com a verdade dos fatos. No entanto, jornais, revistas, canais de televisão, sejam públicos ou por assinatura, sempre estão a serviço das empresas e dos negócios que patrocinam, com seus anúncios, tais meios de comunicação, bem como acabam por induzir a corrente ideológica desses veículos de informação... por esse motivo, somos compelidos a perceber a realidade através dos fragmentos de vidros coloridos de um caleidoscópio...

  • Canyon Fortaleza 410.jpg
    Uma Longa Jornada

    Muitas são as realidades desse mundo, mas poucos são os caminhos reservados àqueles que ultrapassaram os Portais da Sabedoria... árduos são esses caminhos, e jamais haverá recompensas... ainda assim, uns poucos perseveram e vislumbram, por um momento, a Verdade...

  • Brasil do Futuro.jpg
    O Ogro está nu...

    ... e ejaculou fezes diante de um mundo perplexo e escandalizado com a mediocridade de um governante raivoso e despreparado para conduzir uma nação...