artefacto artefoto

O olhar perplexo de um Poeta diante da Vida

João Carlos Figueiredo

Um escritor e uma câmera: palavras ilustradas pela vivência cotidiana, cenários explicados pela expressão da alma... Artefacto servindo ao poeta: arte e foto num sincretismo que se entrelaça nas relações deste escritor com o mundo que o rodeia e perverte...

  • Agro é tóxico.jpg
    A geração cowboy e a questão ambiental

    O Brasil nunca teve vocação para o protagonismo no contexto mundial. E desde o Império alimentou o sonho de ser o "celeiro do mundo", abdicando do direito de se tornar um líder entre as nações mais desenvolvidas.

  • vitalino.JPG
    CONFABULAÇÕES
    A se depreender das manchetes das mais importantes mídias, o futuro se nos revela assustador. Ataques mundiais de hackers, assassinatos em massa, crimes de colarinho branco, desestabilidade econômica em nível mundial, ameaças de guerra nuclear, ...
  • 2017.jpg
    O Ciclo dos Anos e a Realidade

    Nossa percepção do tempo é equivocada e frágil. Comemorar a passagem dos anos é uma carência afetiva diante da velocidade com que a ampulheta do tempo nos leva para além desta vida, o inescrutável, o sombrio, o imponderável túmulo das vaidades humanas...

  • Yanomami.jpg
    MANIFESTO INDIGENISTA
    Aos povos originários da Nação Brasileira é atribuída a denominação imprópria de “indígenas”, tal como ficaram conhecidos pelos invasores portugueses. Desde então, esse nome genérico vem estimulando o preconceito e a segregação ...
  • Tragedia-em-Mariana.jpg
    O 'GOLPE' DOS PETISTAS

    "Golpe" pressupõe violência: "ele a matou com um golpe de foice"! Mas "golpe" também reflete o inesperado: "por um golpe de sorte ele se safou do acidente"! Ou ainda: "sua morte foi um golpe para seus familiares"! E o sentido tradicional na política: "o golpe de 64 só foi possível com o apoio da população, que se mobilizou na Marcha da Família, com Deus, pela Liberdade"!

  • esquerda direita volver.jpg
    Os Equívocos da Esquerda Brasileira

    Desde a transição democrática de 1985, quando os generais deixaram o Palácio do Planalto, as esquerdas lutaram para conquistar o poder, fazendo crer à Nação que eles tinham um projeto de governo. Foram várias tentativas, que só terminaram por dar certo porque o neoliberalismo de Fernando Henrique sepultou de vez a ideia de que era possível unir a intelectualidade nacional em torno de um nome respeitável. FHC traiu o pensamento socialista! Mas também só deu certo porque Sarney, Collor e Itamar fizeram tamanha confusão no país que o povo até acreditou que um sindicalista poderia cuidar da Nação com mais competência.

  • Maracujá.jpg
    Analisando as relações familiares

    O caminho da felicidade está na harmonia familiar e na compreensão e superação das diferenças. Não é possível encontrar o casal perfeito, mas sempre se pode compreender o outro, colocar-se em seu lugar e admitir que somos todos seres imperfeitos e incapazes de acertar sempre em todas as nossas escolhas. Muitos se perguntarão: "E por que a flor de maracujá?"... ela representa a sensualidade, as paixões e atrações sexuais, mas também a beleza e a harmonia!

  • Velho Chico2.jpg
    Meu Velho Chico: um rio pede ajuda

    Terminou recentemente uma das mais espetaculares produções de novelas da televisão brasileira: "Velho Chico"! Um elenco admirável, cenários magníficos, vestuário impecável, locação incomparável... tudo neste trabalho é superlativo! Foram três meses de êxtase para quem admira um trabalho dessa natureza!

  • stf.jpg
    O RITO E A REALIDADE

    Há um ano vivemos uma tragicomédia bufa que nos paralisa e nos dá a impressão (falsa) de que vivemos em uma Democracia, onde todas as instituições "funcionam perfeitamente". Mas a verdade é que a Nação se arrasta em um drama de instabilidade sem precedentes. O que deu errado no Brasil da Fantasia?

  • presidente.jpg
    O País dos Mentecaptos

    Chegamos a uma encruzilhada no processo civilizatório brasileiro: ou saímos dessa crise com capacidade de crescimento sustentável, no tripé econômico, social e ambiental, ou sucumbiremos a um mundo extremamente competitivo, no qual nossos produtos industrializados atuais não encontram mercado por falta de qualidade e preço compatíveis com as expectativas de consumidores cada vez mais exigentes, tornando-nos cada vez mais conhecidos como os fracassados e anacrônicos "mercadores de commodities".

  • indios.jpg
    Indigenismo e Nacionalidade

    Quem assistiu à abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro deve ter se encantado com a beleza e plasticidade dos efeitos especiais da formação do Povo Brasileiro, embora em pinceladas malfeitas e em equívocos inexplicáveis. A ocupação do território brasileiro não se deu de maneira tão pacífica e suas consequências sequer foram citadas naquela visão onírica dos idealizadores do evento. O fato é que o processo civilizatório tem sido violento, cruel e injusto para os povos nativos em qualquer região do mundo.

  • Dracena 1950.jpg
    O Mundo que eu vi

    Minha trajetória de vida nesses 66 anos de História que tive a oportunidade de conhecer, conviver, interagir e influenciar. Período sem Grandes Guerras Mundiais mas com miríades de conflitos regionais, mudanças de costumes, transformações tecnológicas gigantescas e novas formas de pensamento, de organização social e de poder.

  • fim.jpg
    A Cultura do Non-Sense (ou o ocaso da Humanidade)

    Dizem que, quando a população de alguns animais aumenta de forma descontrolada, eles entram em uma neurose coletiva e começam a se matar uns aos outros até que o equilíbrio populacional se restabeleça. É um comportamento desesperado para evitar a extinção da espécie. Os seres humanos, no entanto, movem-se em outra direção, buscando encontrar saídas para sua sobrevivência, ainda que o mundo se torne tão insuportável que não justifica mais nossa própria existência.

  • lula.jpg
    O Ocaso das Esquerdas e do PT

    O Partido dos Trabalhadores (PT) é um partido político brasileiro, fundado em 1980, e integra um dos maiores e mais importantes movimentos de esquerda da América Latina. No início de 2015, o partido contava com 1,59 milhão de filiados, sendo o segundo maior partido político do Brasil, depois do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), com 2,35 milhão filiados. É o maior partido na Câmara dos Deputados. [fonte: Wikipedia]

  • reflita.png
    A Formação do Ser Humano

    O grande desafio da contemporaneidade talvez seja construir o ser humano em dias tão conturbados e desprovidos de parâmetros orientadores. Em passado não muito distante, valores, princípios e moral eram critérios adequados para se construir a personalidade de um indivíduo. Hoje, talvez, nem mesmo o sentido dessas palavras seja conhecido.

Site Meter