Julio Toledo

Graduando em Cinema e Audiovisual. Escritor no site Séries do Momento. YouTuber no canal Juliando.

Sobre Viver Num Mundo Intolerante

O mundo está, cada vez mais, se expandindo e, com isso, barreiras geográficas e ideológicas estão sendo rompidas. Mas ainda há um mal que impede a união e paz entre os povos: a intolerância.


01.jpg

Num mundo em que o simples fato de se dizer o que pensa já se torna uma sentença de morte social (quando não, literal), a liberdade de expressão, pela qual tantos lutaram para ver prosperar, é esmagada por um estranho fundamentalismo que se encontra instalado nas sociedades atuais (mesmo que estejamos em pleno SÉCULO XXI).

Os únicos direitos assegurados às pessoas, hoje em dia, são os de concordar ou, então, calar-se. E quando se tem uma opinião diferente já se pode esperar o massacre por parte, não apenas dos que te rodeiam, mas também daqueles que nem mesmo te conhecem.

02.jpg

O mundo atual tem sua sociedade sempre firmemente dividida, seja no esporte, na política, ou mesmo na religião, que deveria, em sua essência, espalhar a tolerância e o respeito, mas que possui diversos seguidores que parecem ter esquecido tais ensinamentos em casa, pois, ao botarem suas caras para fora, apenas levam consigo violência, raiva e inaceitação.

03.jpg

04.jpg

Quem é corajoso o suficiente para abrir a boca e proferir palavras que incitem a união é julgado impiedosamente, quando não acusado de “estar em cima do muro”. Os indivíduos são obrigados a tomar partido de um dos lados da batalha, sendo considerados traidores por ambas as partes quando se recusam a fazê-lo.

Os povos se tornaram egoístas, as nações cada vez mais individualistas e as religiões guerreiam para se auto-afirmarem, impondo o que acham correto e matando quem discorde, se preciso for. Muito sangue já escorreu apenas para satisfazer o ego de pessoas que não aprenderam a ver as coisas por uma ótica diferente. Precisamos nos lembrar de que tudo é relativo e nada é certo quando se trata de seres humanos e suas crenças e criações. Humano é tudo aquilo que é o oposto de exato.

05.jpg

06.jpg

Façamos as pazes com aquilo que não entendemos pois, afinal, nunca ganharemos uma guerra sem, de fato, conhecermos nossos adversários. Porém, ao conhecê-los, veremos que nossas certezas existem apenas para nós mesmos e que aquilo que pensamos não é uma verdade absoluta e universal.

07.gif

O mundo necessita de discussões com conteúdo, argumentos que não firam, pontos de vista que não interfiram na liberdade alheia, esclarecimento para que possamos viver em paz, não apenas com as outras pessoas, mas, principalmente, conosco. Quando agredimos o outro é porque não estamos seguros de quem realmente somos e, nessa batalha interior, nos negamos a admitir nossas fraquezas e preferimos atingir o outro, para que ele esteja errado pois, assim, estaremos certos no final das contas.

No final, é tudo sobre nós mesmos.


Julio Toledo

Graduando em Cinema e Audiovisual. Escritor no site Séries do Momento. YouTuber no canal Juliando..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/sociedade// @destaque, @obvious //Julio Toledo