arterolandoproseando e musicando...

Porque liberdade é pouco,o que eu desejo ainda não tem nome...

Valquíria Rego

Arte,prosa e poesia.

  • vanitasCaravage.jpg
    Caravaggio sua poética e seus seguidores -

    Michelangelo Merisi da Caravaggio (Caravaggio, 29 de Setembro de 1571 – Porto Ercole, comuna de Monte Argentario, 18 de Julho de 1610) foi um pintor italiano atuante em Roma, Nápoles, Malta e Sicília, entre 1593 e 1610. É normalmente identificado como um artista barroco, estilo do qual foi o primeiro grande representante. Caravaggio era o nome da aldeia natal da sua família, do qual adotou-o como seu nome artístico.

  • paulo werneck.jpg
    Paulo Werneck e o seu muralismo

    Paulo Werneck (Rio de Janeiro, RJ, 1907 - 1987), foi pintor, desenhista e ilustrador de livros infantis e colunas políticas de diversos jornais. Autodidata, Werneck introduziu no Brasil a técnica do mosaico. Contribuiu com seus murais para projetos de arquitetos como Oscar Niemeyer e também Marcelo, Milton e Maurício Roberto, Afonso Eduardo Reidy, Marcelo Campelo, Rubem Serra, Firmino Saldanha. Fez seus primeiros painéis em mosaico no terraçojardim do Instituto Resseguros, projeto dos arquitetos Marcelo e Milton Roberto.

  • Carol-Garcia.jpg
    Imagens errantes: Ambiguidade, resistência e cultura de moda

    Imagens Errantes:Ambiguidade,resistência e cultura de moda,relaciona as estamparias florais com a semiótica.A autora discorre acerca de suas viagens,experiências e memórias traduzidas em códigos estéticos, - o tecido como mídia.Este "buquê iconofágico" nos faz enxergar as diversas possibilidades de representação, atrelados ao campo do vestuário.Um livro que conota um olhar além do que é tátil, com doses de imaginação.

  • 1 mondrian.jpg
    Moda é arte ou comércio?

    Moda é arte ou comércio? Questão que até hoje gera dúvidas e pauta para longos debates.
    Não obstante,quero salientar que considero a moda e a arte conceitos intrinsecamente ligados e com intensas conexões estabelecidas no vestuário e na personalidade.
    Cabe ressaltar que,ambos podem nos despertar tamanhas sensibilidades e grandes reflexões.
    Moda e arte são "espelhos" de uma época transformados em códigos visuais e retratos de uma identidade pautados no comportamento e no que as pessoas pretendem transmitir.

  • escultura.jpg
    Roma - A vida e os imperadores

    Com curadoria de Guido Clemente a mostra Roma - A vida e os imperadores nos faz viajar por esse majestoso Império e sua arte clássica.
    Sua cronologia nos mostra o cotidiano romano, a civilização, o poder, o luxo e a ostentação da época. Bem como, a vida das classes menos abastadas - através de afrescos, esculturas e objetos pessoais.
    Surpreendente e "embriagador, vale a pena mergulhar neste universo.

  • polke.jpg
    Sigmar Polke – Realismo Capitalista e outras histórias ilustradas

    Sigmar Polke, precursor do movimento realismo capitalista. "Contemporâneo histórico de seu tempo e não apenas filosófico de seu tempo” ,irônico,provocativo e contestador,retratou suas obras de maneira desprendida de preconceitos e avesso a moralismos.
    Seu trabalho retrata em forma de paródia a política,o futebol e a publicidade em uma semântica iconográfica,sua narrativa é de caráter análitico,observador e sobretudo satírico.
    Com obras eloquentes,com o uso frequente das palavras,sua exposição faz refletir e enxergar os fatos de uma maneira diferente em que a busca ao conhecimento é incessante.