as rosas falam

jornalismo, cultura e olhar crítico

Juliana Rosas

Jornalista e cinéfila. Fotógrafa nas horas vagas. Amante das artes nas horas cheias.

Revelações na canção e no papel

Elas são jovens, bonitas, cantam e compõem. Mulheres fortes, talentosas, novas revelações da música brasileira, Tulipa e Karina possuem mais uma arte em comum.


Tulipa-Karina.jpg

Para minha surpresa, há não tanto tempo encontrei mais uma característica entre duas jovens cantoras da chamada nova música popular brasileira. Ambas são também compositoras, respeitadas por seus trabalhos na atualidade, fazem sucesso, têm bons trabalhos musicais, são consideradas revelações da nova MPB. Ademais de todos esses talentos, Tulipa Ruiz e Karina Buhr também desenham. E bem.

Mais outra característica interessante: cada uma, a seu modo, abertamente assumiu sua personalidade e origem. Tulipa é paulista; Karina, baiana criada em Pernambuco. Paulistana e recifense (praticamente). Cantam cada uma com seu sotaque. Mais próxima do eixo artístico-comercial Rio/SP, Tulipa se recusou a arejar seu “erre” paulistano e a falar 'porta' com sotaque carioca. Pelo acento, Karina não nega sua pernambucanidade, não fala “djia” ou “tchia” e ainda refletiu sobre a música do Sudeste ser considerada nacional, enquanto o que se produz no restante do país receber o rótulo de “regional”. Bela reflexão.

tla amizade é colorida.jpg Tulipa Ruiz - A amizade é colorida

tl-esse fundo rosa me escapuliu.jpg Tulipa Ruiz - Esse fundo rosa me escapuliu

tl-ter-um teremim.jpg Tulipa Ruiz - Ter um teremim

tl-tetinhas reunidas.png Tulipa Ruiz - Tetinhas reunidas

Desde que começou a lançar seu trabalho musical, pudemos conferir o trabalho gráfico de Tulipa. Seus desenhos estão em seu site oficial, ela desenhou a capa do seu disco de estréia e fala sobre isso em entrevistas. Creio que só depois de lançar sua carreira musical, Karina resolveu expor sua faceta de desenhista. E só mais recentemente é que fiquei sabendo deste novo talento da cantora. E pude perceber inclusive algumas semelhanças: uso de cores fortes, traços livres, formas humanas, mas não necessariamente anatômicas... (Desculpem se não uso palavras precisas. Nem de longe sou expert em arte plástica) E a principal semelhança: forte presença do feminino. Seja na figura, seja no simbólico. E o feminino forte, como as duas artistas.

kb-quebrada.jpg Karina Buhr - Quebrada

kb4 - R E D.jpg Karina Buhr - R E D

kb3 (•) (•).jpg Karina Buhr (•) (•)

Malala Nobel da Paz.jpg karina Buhr - Malala Nobel da Paz

Todas as imagens foram retiradas do site oficial de Tulipa Ruiz e da página oficial no Facebook de Karina Buhr.


Juliana Rosas

Jornalista e cinéfila. Fotógrafa nas horas vagas. Amante das artes nas horas cheias..
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/artes e ideias// @destaque, @obvious //Juliana Rosas