astronauta

Entre os voos sub-orbitais e os delírios cotidianos.

Mylena D'Queiroz

"8.
Da Escola de Guerra da Vida - o que não me mata torna-me mais forte."
In: Crepúsculo dos ídolos.

Água se planta

Para compor seu pensamento e sua ideia de agricultura, Ernst Götsch visita Platão, Cícero, Confúcio e Bach, dialoga com Ilya Prigogine, vê sentidos em Sófocles e Ésquilo, e, assim, avisa-nos: Não, nós não estamos fazendo a nossa parte.

(Projeto Agenda Götsch - adaptado)


ernst.jpg

O suíço Ernst Gotsch é referência internacional em Sistemas Agroflorestais Sucessionais. Fixado ao fim de 1984 em fazenda na Bahia, o cientista tem tornado produtivas terras até pouco tempo vistas como futuros desertos. Assim, por meio da Agrofloresta, um sistema que une, de forma sintrópica, as culturas agrícolas com as culturas florestais, a mata renasce, a floresta ressurge..

Em “Neste Chão Tudo Dá", documentário produzido em 2008 por Felipe Pasini, Ilana Nina e Monica Soffiatti, exibido algumas vezes pela TV Escola, conhecemos um pouco sobre o pensamento e o trabalho desenvolvido pelo pesquisador e agricultor em condições inesperadas. "Por meio do contato com essa prática, alguns agricultores rurais começaram a aprimorar suas técnicas agrícolas e melhorar a qualidade de vida de suas famílias." Eis a proposta maior de Gotsch: a Agrofloresta, em grande escala, resolveria não um, mais inúmeros problemas por meio de um maior aproveitamento da agricultura familiar, do reflorestamento, do cultivo de mais de 50 espécies de árvores em uma mesma propriedade, do melhoramento do solo outrora castigado pela falta de conhecimento da "tecnologia da natureza", bem como por meio da "recriação" do ecossistema como um todo, pois, segundo Antônio Nobre, a única coisa que traz a umidade para dentro do continente é agricultura e floresta.

A ironia, não menos bela que toda a notável realização do suíço, é que o Ernst Gotsch dedicava-se ao melhoramento genético vegetal quando depara-se com tal pensamento: “Será que não conseguiríamos maior resultado se procurássemos modos de cultivo que proporcionassem condições favoráveis ao bom desenvolvimento das plantas, ao invés de criar genótipos que suportem os maus-tratos a que as submetemos?” A resposta, límpida e pura, está em seu modo sintrópico de ver em uma terra seca uma Agrofloresta.

(A página agendagotsch, idealizada por Dayana Andrade, tem produzido vídeos e reunido preciosas informações acerca da proposta da Agricultura Sintrópica. Apoie. Divulgue.)


Mylena D'Queiroz

"8. Da Escola de Guerra da Vida - o que não me mata torna-me mais forte." In: Crepúsculo dos ídolos..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/sociedade// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Mylena D'Queiroz
Site Meter