atenciosamente...dominique.

Disseram que era só uma fase.

Dominique Silveira

Tropeça muito, pois cresceu demais. Acorda de mal humor, e é adepta da gentileza. Casca dura, coração mole.

I'll be there for you ('cause you're there for me too)

Quase 10 anos após a transmissão do seu último episódio, a sitcom continua sendo reprisada religiosamente todos os dias, e, diga-se de passagem, detêm a fidelidade de fãs veteranos e conquista admiradores nos dias de hoje, ainda que estes não tenham acompanhado seu deslancho. Um relato sobre Friends, a série que marcou o comportamento de uma geração.


Central_Perk.jpg

6 amigos, em seus 20 e poucos anos, sentados em uma cafeteria de nome engraçado, conversando sobre as coisas da vida. Para muitos, é praticamente impossível não associar a descrição ao Central Perk, e ao grupo formado por Phoebe (Lisa Kudrow), Joey (Matt Leblanc), Rachel (Jennifer Aniston) , Ross (David Schwimmer), Monica (Courtney Cox) e Chandler - Bing! – (Matthew Perry), os personagens centrais de uma das séries mais assistidas da história da televisão: Friends.

serie_friends_1304015590_5.jpg Elenco de Friends.

Quando os amigos produtores David Crane e Marta Kauffman desenvolviam a série a qual seria baseada em suas próprias experiências cotidianas, o nome idealizado para sitcom ainda era Insomnia Café. Foi quando os produtores apresentaram a idéia ao diretor Kevin Bright, que o piloto tomou o formato e nome hoje famosos no mundo inteiro.

144.jpg

fren59.jpg

friends formatura.jpg

O peculiar a respeito de Friends está na particularidade do universo de cada um de seus personagens, autênticos, independentes e ao mesmo tempo, dotados de notável sinergia entre si. A proposta inicial era de dar destaque a alguns personagens, mas com o crescimento da série e o desenvolvimento dos personagens a partir de um elenco que, fora das telas, nutria também amizade, todos foram ganhando seu espaço na trama e na simpatia do público em pé de igualdade. Todos os personagens eram interessantes, seria um desperdício privilegiar apenas alguns.

friends-63ffedc3b79f9ef1e0fb3a7447b2ef2693f2d244-s6-c30.jpg

tumblr_lzcqkly8YZ1r7wbbe.jpg

fren32.jpg

A garota mimada que abandonou o noivo no altar e foi morar com a amiga do colegial, uma ex-obesa controladora, obsessiva-compulsiva chef de cozinha, porém generosa anfitriã e moradora do apartamento mais visitado da série, onde boa parte da trama acontece. O irmão da chef, um inteligente paleontólogo, com o casamento em frangalhos (posteriormente devido à homossexualidade de sua esposa, e seus futuros três divórcios), apaixonado desde o colegial pela amiga mimada de sua irmã. Seu amigo de faculdade, o sarcástico processador de dados, cujas piadas quase sempre são ditas nas horas inadequadas, é alvo de constante suspeitas a respeito de sua sexualidade, principalmente por seu pai ser um transformista em Vegas e sua mãe, uma autora de livros eróticos. Este, por sua vez, se torna melhor amigo e colega de apartamento do ator italo-americano, um tanto devagar para compreender os seus outros colegas (e os outros conhecimentos gerais), porém com um know how vastíssimo quando o assunto é mulher (how YOU doin'?). Por fim, mas não menos importante, a massagista excêntrica e mística ex-moradora de rua, cuja mãe se suicidou e o pai a abandonou juntamente com sua irmã gêmea, cujo relacionamento é praticamente inexistente.

se.png

friends3.jpg

OgAAAO5AR1xHzv-pS2B4S5zjfsnRLIfzznxGblwSwtOkz6iEd7XTS-OdTY1KljrSMdAgumx2_Bte3ony3sHgopuUpHkAm1T1UFA5d1oousaCH12Tymg6-L8dO6Ih.jpg

Através deste plano de fundo, foram desencadeadas dez temporadas bem sucedidas, o que abriu margem para outros personagens coadjuvantes que fizeram sucesso junto ao publico, a exemplo da ex-namorada de Chandler, a histérica Janice (Maggie Wheeler) com o seu antológico “OH...MY...GAWD” (oh my god!) proferidos com uma voz inexplicavelmente irritante e nasalada, no entanto ganhou seu espaço na trama por várias temporadas.

janice.png

unselfish-act-1.jpg

chandler-f.r.i.e.d.s-friends-monica-phoebe-rachel-Favim.com-51870_original.jpg

Mas afinal, o que há em Friends que levou (e ainda leva) milhões de pessoas ao redor do mundo para frente da tv e contemplou o elenco com promissora carreira (lê-se também cachês gordos), e a série com diversas indicações, premiações e o reconhecimento da crítica especializada?

Do corte de cabelo de Rachel a popularização do anexo linguístico “so” nos diálogos informais americanos, Friends transcendeu para além dos contadores de audiência televisiva quando se tornou um parâmetro para outras séries do gênero. Além do mais, a identificação do público com os personagens, mesmo que indiretamente (se você não era algum deles, você conhecia alguém que parecia com algum deles), a característica intimista, o timming cômico dos diálogos, as pinceladas de cenas emocionantes e até dramáticas podem ser algumas das razões que levaram ao sucesso da série. Explica-se por ser um processo de transferência das experiências pessoais dos telespectadores com o que eles estão assistindo. E Friends é rica neste quesito.

fren2.jpg

A base da série é a Amizade. Mas abre vieses para outros temas como respeito à diversidade (relação Ross-Carol-Susan), as dificuldades do fim de um relacionamento que parecia ser perfeito (Richard-Monica), o começo espinhoso de uma carreira, a falta de dinheiro, os “nãos” nas entrevistas de emprego (Monica-Chandler-Joey; Monica-Joey-Phoebe-Rachel; Joey-Rachel, respectivamente), as agruras de um casal que não pode ter filhos (Monica-Chandler), os altos e baixos de um relacionamento amoroso (Ross-Rachel) e, sobretudo, os questionamentos, os tipos de relacionamento a se ter, os rumos a tomar, a importância de uma dinâmica de grupo, as doçuras e agruras do ¼ de vida, que muitas vezes norteiam como serão os próximos anos da vida de qualquer pessoa. Talvez ai esteja a chave-mestra do seriado.

Friends-Chandler-and-Joeys-and-Monica-and-Rachels-Apartment-Floor-Plans.jpeg

fren82.jpg

fren109.jpg

Em tempos onde os diálogos, os relacionamentos, os comportamentos são conectados 24h à internet, aos Iphones, Ipads, a todos os “I-qualquer coisa”, ao nu e explícito em todas as formas, é intrigante a adesão vertiginosa da geração atual a um seriado relativamente ingênuo, o qual desconhecia toda esta era super exposta, super conectada e sem papas na língua. Seria a sitcom uma espécie de consolo/sopro de ar fresco?

11535992_2.jpg

10 lugar.jpg

Há quem diga que, sob uma ótica mais leve e poética, talvez Friends seja uma espécie de analogia ao começo de um relacionamento duradouro (amoroso ou não): um retrato de que não é necessário pirotecnia ou muitos recursos para chegar ao coração de alguém, e mostrar, como também perceber, o que de fato realmente importa na vida.

friends-imagem-promocional-caminhando-rua.jpg


Dominique Silveira

Tropeça muito, pois cresceu demais. Acorda de mal humor, e é adepta da gentileza. Casca dura, coração mole..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/// @destaque, @obvious //Dominique Silveira