Gregório Grisa

Doutor em Educação pela UFRGS e simpatiza com a ideia de que aquilo que muitos chamam inteligência pode ser, em grande medida, curiosidade

Conselhos ilustrados de Alex Noriega

Conheça lindas ilustrações feitas para conselhos muito oportunos. Prova da capacidade que a arte tem, na sua complexa simplicidade, de nos ajudar a viver melhor em tempos que se precisa tanto de terapia e se consome tanto autoajuda.


42.jpg Encontre alguém que consiga rir com você sobre tudo e o resto vai ficar bem.

Descobri que conselhos são mais bem compreendidos quando são sentidos, ou seja, quando os acessamos, para além da razão, pela sensibilidade, pela emoção via beleza.

Os conselhos aqui ilustrados tratam de coisas corriqueiras, são quase verbetes, mas se levados a cabo ganham enorme significado. Aceitar algumas coisas irremediáveis e, ao mesmo tempo, encarar necessários desafios são temas que perpassam os belos desenhos.

45.jpg Coisas que são difíceis de falar, são normalmente as mais importantes.

Relações com a família, com os amigos e ainda os amores são abordados, mas são conselhos de autoconhecimento que predominam.

Temos inúmeras formas de buscar algum sentido para a vida, a religião ainda cumpre esse papel de modo hegemônico, somada a outras práticas supersticiosas.

40.jpg Coisas são somente coisas. Não se apegue a elas.

Mas, quando leio um bom livro, acesso uma pesquisa interessante e vejo um trabalho como esse, convenço-me que buscar esse sentido na arte e na ciência é uma escolha adequada.

Em tempos em que gostamos de compartilhar tudo que nos comove ou surpreende, assim o faço. Escolhi as que considerei mais significativas.

53.jpg Os problemas da sua família não são os seus.

As ilustrações simplesmente me fizeram bem, esse é o papel da beleza, espero que faça bem a mais gente.

Arthur Schopenhauer dizia que "a arte é uma flor nascida no caminho da nossa vida, e que se desenvolve para suavizá-la", e é bem por aí.

61.jpg Seu salário não determina o quanto você é bom como pessoa.

Estou conhecendo o trabalho desse artista junto com o leitor, Alex Noriega, pelo que consta em seu blog, é ilustrador, nasceu em Barcelona onde começou seus estudos na área, que foram continuados na Holanda.

Morou nos EUA e em Taiwan, porém, hoje vive em São Paulo e não tem desenhado. O seu blog é o Stuff No One Told Me (Coisas que ninguém me contou).

Vale a visita.

60.jpg Diversão é um conceito relativo

54.jpg Esteja aberto a coisas novas. (“Ano 1441 – a prensa móvel vai matar tudo” – “Hoje em dia – a internet vai matar nossa cultura”)

41.jpg Se você sempre tenta parecer inteligente, vai acabar parecendo estúpido.

34.jpg Aceite o fato que vai errar um pouco tentando fazer algo novo, então vai ser muito mais fácil.

19.jpg Culpa é um sentimento inútil.

14.jpg É bom ter grandes esperanças e expectativas, mas mantenha-as de forma lógica. (“Eu quero ser o próximo Michael Jackson!”)

13.jpg Fato: Grande empresas vão sugar seu sangue e alma… Tente evita-las.

9.jpg Está tudo bem em relação a mudar sua opinião sobre pessoas ou coisas da sua vida… Apenas tente manter a coerência.

4.jpg Não force seus amigos para as suas coisas… Deixe que eles busquem e gostem se quiserem.


Gregório Grisa

Doutor em Educação pela UFRGS e simpatiza com a ideia de que aquilo que muitos chamam inteligência pode ser, em grande medida, curiosidade.
Saiba como escrever na obvious.
version 4/s/artes e ideias// @destaque, @obvious //Gregório Grisa