Gregório Grisa

Doutor em Educação pela UFRGS e simpatiza com a ideia de que aquilo que muitos chamam inteligência pode ser, em grande medida, curiosidade

Fotografias impossíveis de Erik Johansson

Quando a fotografia encontra a imaginação, se inventa a realidade. O trabalho do fotógrafo sueco Erik Johansson tem surpreendido pela qualidade e originalidade. O artista cria fotos muito realistas de cenas impossíveis.


long-road.jpg Go your own road

Conhecido por criar projetos de ilusão de ótica nas ruas, como o “Mind Your Step” em Estocolmo, o fotógrafo tem a tese de que a fotografia não serve apenas para capturar momentos, mas sim capturar ideias.

Seus trabalhos, em geral, são fruto de suas observações cotidianas que o provocam a criar outros formatos de realidade e registrá-los.

driftingaway.jpg Drifting away

Ao se apresentar em seu blog, Erik Johansson diz que usa a fotografia como um meio de coletar materiais para realizar as ideias de sua mente.

Ele demonstra amplo controle das etapas de seus trabalhos e as explica no blog, portanto, além da beleza do resultado, podemos acompanhar como é o artesanal processo dos seus projetos.

breakingup.jpg Breaking up

O sueco foi criado muito próximo da avó que pintava e desde cedo gosta da estética de jogos eletrônicos, resolveu misturar essas influências. Então, hoje usa técnicas de computadores para gerar imagens que não podem ser captadas por uma câmera normal.

Gérard Castello Lopes, fotógrafo português, pensava que “a fotografia é uma forma de ficção, é ao mesmo tempo um registo da realidade e um auto-retrato, porque só o fotógrafo vê aquilo daquela maneira”, e esse trabalho peculiar traduz a razoabilidade dessa perspectiva.

cuttinglight.jpg Cutting light

Trabalhando hoje em Berlim, o artista sueco participou recentemente do TED.com, que pode ser visto .

Erik descreve alguns princípios que usa para fazer esses cenários fantásticos ganharem vida, mantendo-os visualmente plausíveis.

expectingwinter.jpg Expecting winter

Para acessar seu blog clique aqui, as imagens desse artigo são todas de trabalhos ali disponíveis.

Vale a pena conferir essa mescla de beleza e criatividade.

groundbreaking.jpg Ground breaking

letsleave.jpg Let's leave

L-shape.jpg Revolving theory

Nightmare-perspective.jpg Nightmare perspective

setthemfree.jpg Set them free

speglar.jpg Anlagd översvämning


Gregório Grisa

Doutor em Educação pela UFRGS e simpatiza com a ideia de que aquilo que muitos chamam inteligência pode ser, em grande medida, curiosidade.
Saiba como escrever na obvious.
version 89/s/fotografia// @destaque, @hplounge, @hp, @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //Gregório Grisa