Gregório Grisa

Doutor em Educação pela UFRGS e simpatiza com a ideia de que aquilo que muitos chamam inteligência pode ser, em grande medida, curiosidade

Debate infantilizado

As possibilidades do abuso de poder; da promoção de ilegalidades processuais; da escandalosa manipulação da informação e da edificação de idolatrias personalistas só existem porque o debate político no Brasil é infantilizado.


manipulação.jpg

Quando falo em idolatria trato de quem acha Moro herói e de quem vê em Lula um salvador da pátria.

Debate infantilizado quer dizer que análises de consequências e de desdobramentos são trocados por anseios imediatistas irrefletidos.

Debate infantilizado significa que o grau de suscetibilidade das consciências oferece espaço para simplificações, fanatismos, sofismas e moralismos.

Debate político infantilizado permite que a hipocrisia se torne ferramenta de convencimento.

Mas esse estágio pouco qualificado da formação política do brasileiro não existe em si, é uma construção que passa por complexas razões. A história, a educação, a compreensão que resume ser cidadão a ser consumidor (das grandes lacunas dos governos petistas) e os veículos que formam opinião.

12814738_939771986130518_3430168846336170836_n.jpg

Apesar de tudo isso, vejo muitas coisas que nos dão esperanças, uma parcela da juventude envolvida e politizada que não é mais refém dos conglomerados de comunicação.

Nossa democracia é de baixa intensidade (Boaventura Santos), o Estado de Exceção (Agamben) é vivido pelas camadas pobres da sociedade desde sempre, ele não pode ser denunciado apenas em momentos de tensão, mas também.

Estamos engatinhando, mas vejo um amadurecimento das instituições em termos de autonomia, mesmo que os abusos e os usos políticos nos desanime. É contra esses abusos e usos que devemos lutar, contra orquestrações que visam fraturar nossa nova democracia, não contra pessoas, amigos, vizinhos e familiares.

A política é fundamental, mas não é tudo. Seguimos além disso.


Gregório Grisa

Doutor em Educação pela UFRGS e simpatiza com a ideia de que aquilo que muitos chamam inteligência pode ser, em grande medida, curiosidade.
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/sociedade// @obvious //Gregório Grisa
Site Meter